Avanços no Mercado de Trabalho dos Jovens no Rio de Janeiro

Estudo sobre empregabilidade juvenil mostra que, entre 2021 e 2024,
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) divulgaram o estudo “Mercado de Trabalho dos Jovens no Rio – 2021-2024”, que revela avanços inéditos na inserção da juventude no mercado de trabalho e na educação nos últimos anos.

Segundo a PNAD Contínua/IBGE, a taxa de desemprego dos jovens entre 15 e 29 anos diminuiu de 31,2% para 15,0% no período de 2020 a 2024. Isso representou a saída de 115,8 mil jovens do desemprego, com uma redução de 16,2 pontos percentuais. Além disso, houve uma queda de 43,3% na quantidade de jovens socialmente vulneráveis no mercado de trabalho.

O estudo também aponta que houve um aumento na escolaridade dos jovens cariocas, com mais acesso ao ensino médio e uma redução no número de jovens com ensino fundamental incompleto. As políticas públicas adotadas pela administração municipal foram fundamentais para esses avanços, contribuindo para a queda no desemprego e a melhoria na escolaridade dos jovens.

As ações realizadas pela Secretaria nos Espaços da Juventude, como oferta de cursos gratuitos, programa de qualificação e atividades esportivas, foram essenciais para esses resultados positivos. O secretário de Desenvolvimento Econômico destaca a importância do esforço conjunto para proporcionar mais oportunidades aos jovens e fortalecer a tendência de inserção no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação / Internet

Leia Mais