Diversas vezes reformada nos últimos anos, a Praça dos Ex-Combatentes passou por outra intervenção recentemente. Historicamente, o local sofre a ação de vândalos, que além de destruírem o patrimônio público, desrespeitam o significado da praça e contribuem para deixar a cidade feia.
Não à toa, o nome da praça faz referência aos soldados veteranos da 2ª Guerra Mundial. O local possui belo acervo bélico exposto ao ar livre, além de aparelhos de ginástica, bancos e mesas de concreto, espaço para crianças e tem, quando bem cuidado, um agradável visual paisagístico. Infelizmente, as ações de preservação no local não são postas em prática na mesma velocidade que as ações dos vândalos.
Frequentadora da praça, Marilene Lopes, de 72 anos, espera há mais de um ano por melhorias nos equipamentos de ginástica e revela a realidade do espaço público.
“É necessário ter um espaço como esse para as pessoas usarem, que atende todas as idades, mas precisamos de melhorias. O aparelho (de ginástica) que eu mais usava está quebrado há mais de um ano e estou ansiosa pelas melhorias”, disse a moradora do Porto da Pedra
Já uma moradora do bairro onde fica a praça, Patronato, reclama que muita gente não respeita e não cuida do espaço em comum.
“É uma pena, falta de educação. Várias vezes vi a prefeitura reformar, pintar, consertar tudo, e dois, três dias depois já metem pichação ou quebram alguma coisa. Acho que precisa ter fiscalização na praça para evitar que isso aconteça”, explica Verônica Souza, contadora de 52 anos.
Questionada sobre a possível existência de projeto ou plano estratégico para impedir as ações de vândalos em espaços públicos, como a Praça dos Ex-Combatentes, a Prefeitura de São Gonçalo não se pronunciou, indicando que possivelmente não há planejamento para evitar a depredação dos imóveis públicos do município.