\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n
\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757
\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n
\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n
\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n
\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n
\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n
\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n
\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n
\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Mais de 200 quil\u00f4metros de obras est\u00e3o previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipua\u00e7u, Ino\u00e3 e Centro<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O servi\u00e7o presta atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que re\u00fane m\u00e9dicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Pode ser acionado discando 192 em qualquer aparelho telef\u00f4nico, \u00e9 gratuito e funciona 24 horas. \u00c9 acionado por uma Central de Regula\u00e7\u00e3o das Urg\u00eancias.<\/p>\n","post_title":"Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito recebem ambul\u00e2ncias para o SAMU","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"itaborai-tangua-e-rio-bonito-recebem-ambulancias-para-o-samu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 13:24:56","post_modified_gmt":"2023-02-15 16:24:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32775","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32770,"post_author":"5","post_date":"2023-02-15 12:38:56","post_date_gmt":"2023-02-15 15:38:56","post_content":"\n

Mais de 200 quil\u00f4metros de obras est\u00e3o previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipua\u00e7u, Ino\u00e3 e Centro<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O Minist\u00e9rio da Sa\u00fade vem concentrando esfor\u00e7os no sentido de implementar a Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0s Urg\u00eancias, da qual o SAMU 192 \u00e9 componente fundamental. Tal Pol\u00edtica prioriza os princ\u00edpios do SUS, com \u00eanfase na constru\u00e7\u00e3o de redes de aten\u00e7\u00e3o integral \u00e0s urg\u00eancias regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organiza\u00e7\u00e3o da aten\u00e7\u00e3o, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na aloca\u00e7\u00e3o de recursos e a integralidade na aten\u00e7\u00e3o prestada.<\/p>\n\n\n\n

O servi\u00e7o presta atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que re\u00fane m\u00e9dicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Pode ser acionado discando 192 em qualquer aparelho telef\u00f4nico, \u00e9 gratuito e funciona 24 horas. \u00c9 acionado por uma Central de Regula\u00e7\u00e3o das Urg\u00eancias.<\/p>\n","post_title":"Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito recebem ambul\u00e2ncias para o SAMU","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"itaborai-tangua-e-rio-bonito-recebem-ambulancias-para-o-samu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 13:24:56","post_modified_gmt":"2023-02-15 16:24:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32775","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32770,"post_author":"5","post_date":"2023-02-15 12:38:56","post_date_gmt":"2023-02-15 15:38:56","post_content":"\n

Mais de 200 quil\u00f4metros de obras est\u00e3o previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipua\u00e7u, Ino\u00e3 e Centro<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O\u00a0Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU 192), do governo federal,\u00a0tem como objetivo chegar precocemente \u00e0 v\u00edtima ap\u00f3s ter ocorrido alguma situa\u00e7\u00e3o de urg\u00eancia ou emerg\u00eancia que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo \u00e0 morte. S\u00e3o urg\u00eancias situa\u00e7\u00f5es\u00a0de natureza cl\u00ednica, cir\u00fargica, traum\u00e1tica, obst\u00e9trica, pedi\u00e1trica, psiqui\u00e1trica, entre outras.<\/p>\n\n\n\n

O Minist\u00e9rio da Sa\u00fade vem concentrando esfor\u00e7os no sentido de implementar a Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0s Urg\u00eancias, da qual o SAMU 192 \u00e9 componente fundamental. Tal Pol\u00edtica prioriza os princ\u00edpios do SUS, com \u00eanfase na constru\u00e7\u00e3o de redes de aten\u00e7\u00e3o integral \u00e0s urg\u00eancias regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organiza\u00e7\u00e3o da aten\u00e7\u00e3o, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na aloca\u00e7\u00e3o de recursos e a integralidade na aten\u00e7\u00e3o prestada.<\/p>\n\n\n\n

O servi\u00e7o presta atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que re\u00fane m\u00e9dicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Pode ser acionado discando 192 em qualquer aparelho telef\u00f4nico, \u00e9 gratuito e funciona 24 horas. \u00c9 acionado por uma Central de Regula\u00e7\u00e3o das Urg\u00eancias.<\/p>\n","post_title":"Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito recebem ambul\u00e2ncias para o SAMU","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"itaborai-tangua-e-rio-bonito-recebem-ambulancias-para-o-samu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 13:24:56","post_modified_gmt":"2023-02-15 16:24:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32775","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32770,"post_author":"5","post_date":"2023-02-15 12:38:56","post_date_gmt":"2023-02-15 15:38:56","post_content":"\n

Mais de 200 quil\u00f4metros de obras est\u00e3o previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipua\u00e7u, Ino\u00e3 e Centro<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

SAMU<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O\u00a0Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU 192), do governo federal,\u00a0tem como objetivo chegar precocemente \u00e0 v\u00edtima ap\u00f3s ter ocorrido alguma situa\u00e7\u00e3o de urg\u00eancia ou emerg\u00eancia que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo \u00e0 morte. S\u00e3o urg\u00eancias situa\u00e7\u00f5es\u00a0de natureza cl\u00ednica, cir\u00fargica, traum\u00e1tica, obst\u00e9trica, pedi\u00e1trica, psiqui\u00e1trica, entre outras.<\/p>\n\n\n\n

O Minist\u00e9rio da Sa\u00fade vem concentrando esfor\u00e7os no sentido de implementar a Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0s Urg\u00eancias, da qual o SAMU 192 \u00e9 componente fundamental. Tal Pol\u00edtica prioriza os princ\u00edpios do SUS, com \u00eanfase na constru\u00e7\u00e3o de redes de aten\u00e7\u00e3o integral \u00e0s urg\u00eancias regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organiza\u00e7\u00e3o da aten\u00e7\u00e3o, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na aloca\u00e7\u00e3o de recursos e a integralidade na aten\u00e7\u00e3o prestada.<\/p>\n\n\n\n

O servi\u00e7o presta atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que re\u00fane m\u00e9dicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Pode ser acionado discando 192 em qualquer aparelho telef\u00f4nico, \u00e9 gratuito e funciona 24 horas. \u00c9 acionado por uma Central de Regula\u00e7\u00e3o das Urg\u00eancias.<\/p>\n","post_title":"Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito recebem ambul\u00e2ncias para o SAMU","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"itaborai-tangua-e-rio-bonito-recebem-ambulancias-para-o-samu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 13:24:56","post_modified_gmt":"2023-02-15 16:24:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32775","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32770,"post_author":"5","post_date":"2023-02-15 12:38:56","post_date_gmt":"2023-02-15 15:38:56","post_content":"\n

Mais de 200 quil\u00f4metros de obras est\u00e3o previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipua\u00e7u, Ino\u00e3 e Centro<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

As ambul\u00e2ncias s\u00e3o equipadas com maca retr\u00e1til, cilindro de oxig\u00eanio e prancha. Al\u00e9m de serem apropriadas para remo\u00e7\u00e3o em UTI M\u00f3vel, podendo ainda ser utilizadas tanto como unidades b\u00e1sicas de Sa\u00fade, tripuladas por enfermeiros, quanto por unidades avan\u00e7adas, tripuladas por m\u00e9dicos. <\/p>\n\n\n\n

SAMU<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O\u00a0Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU 192), do governo federal,\u00a0tem como objetivo chegar precocemente \u00e0 v\u00edtima ap\u00f3s ter ocorrido alguma situa\u00e7\u00e3o de urg\u00eancia ou emerg\u00eancia que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo \u00e0 morte. S\u00e3o urg\u00eancias situa\u00e7\u00f5es\u00a0de natureza cl\u00ednica, cir\u00fargica, traum\u00e1tica, obst\u00e9trica, pedi\u00e1trica, psiqui\u00e1trica, entre outras.<\/p>\n\n\n\n

O Minist\u00e9rio da Sa\u00fade vem concentrando esfor\u00e7os no sentido de implementar a Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0s Urg\u00eancias, da qual o SAMU 192 \u00e9 componente fundamental. Tal Pol\u00edtica prioriza os princ\u00edpios do SUS, com \u00eanfase na constru\u00e7\u00e3o de redes de aten\u00e7\u00e3o integral \u00e0s urg\u00eancias regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organiza\u00e7\u00e3o da aten\u00e7\u00e3o, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na aloca\u00e7\u00e3o de recursos e a integralidade na aten\u00e7\u00e3o prestada.<\/p>\n\n\n\n

O servi\u00e7o presta atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que re\u00fane m\u00e9dicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Pode ser acionado discando 192 em qualquer aparelho telef\u00f4nico, \u00e9 gratuito e funciona 24 horas. \u00c9 acionado por uma Central de Regula\u00e7\u00e3o das Urg\u00eancias.<\/p>\n","post_title":"Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito recebem ambul\u00e2ncias para o SAMU","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"itaborai-tangua-e-rio-bonito-recebem-ambulancias-para-o-samu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 13:24:56","post_modified_gmt":"2023-02-15 16:24:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32775","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32770,"post_author":"5","post_date":"2023-02-15 12:38:56","post_date_gmt":"2023-02-15 15:38:56","post_content":"\n

Mais de 200 quil\u00f4metros de obras est\u00e3o previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipua\u00e7u, Ino\u00e3 e Centro<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O munic\u00edpios de Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito foram contemplados com novas ambul\u00e2ncias para compor a frota do Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU) e refor\u00e7ar a presta\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o de Sa\u00fade nas cidades. As entregas foram feitas pelo secret\u00e1rio de Estado de Sa\u00fade, Dr. Luizinho, aos prefeitos, em solenidade no centro de Itabora\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

As ambul\u00e2ncias s\u00e3o equipadas com maca retr\u00e1til, cilindro de oxig\u00eanio e prancha. Al\u00e9m de serem apropriadas para remo\u00e7\u00e3o em UTI M\u00f3vel, podendo ainda ser utilizadas tanto como unidades b\u00e1sicas de Sa\u00fade, tripuladas por enfermeiros, quanto por unidades avan\u00e7adas, tripuladas por m\u00e9dicos. <\/p>\n\n\n\n

SAMU<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O\u00a0Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU 192), do governo federal,\u00a0tem como objetivo chegar precocemente \u00e0 v\u00edtima ap\u00f3s ter ocorrido alguma situa\u00e7\u00e3o de urg\u00eancia ou emerg\u00eancia que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo \u00e0 morte. S\u00e3o urg\u00eancias situa\u00e7\u00f5es\u00a0de natureza cl\u00ednica, cir\u00fargica, traum\u00e1tica, obst\u00e9trica, pedi\u00e1trica, psiqui\u00e1trica, entre outras.<\/p>\n\n\n\n

O Minist\u00e9rio da Sa\u00fade vem concentrando esfor\u00e7os no sentido de implementar a Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0s Urg\u00eancias, da qual o SAMU 192 \u00e9 componente fundamental. Tal Pol\u00edtica prioriza os princ\u00edpios do SUS, com \u00eanfase na constru\u00e7\u00e3o de redes de aten\u00e7\u00e3o integral \u00e0s urg\u00eancias regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organiza\u00e7\u00e3o da aten\u00e7\u00e3o, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na aloca\u00e7\u00e3o de recursos e a integralidade na aten\u00e7\u00e3o prestada.<\/p>\n\n\n\n

O servi\u00e7o presta atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que re\u00fane m\u00e9dicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Pode ser acionado discando 192 em qualquer aparelho telef\u00f4nico, \u00e9 gratuito e funciona 24 horas. \u00c9 acionado por uma Central de Regula\u00e7\u00e3o das Urg\u00eancias.<\/p>\n","post_title":"Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito recebem ambul\u00e2ncias para o SAMU","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"itaborai-tangua-e-rio-bonito-recebem-ambulancias-para-o-samu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 13:24:56","post_modified_gmt":"2023-02-15 16:24:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32775","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32770,"post_author":"5","post_date":"2023-02-15 12:38:56","post_date_gmt":"2023-02-15 15:38:56","post_content":"\n

Mais de 200 quil\u00f4metros de obras est\u00e3o previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipua\u00e7u, Ino\u00e3 e Centro<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Ve\u00edculos s\u00e3o enviados pelo governo federal para serem entregues aos munic\u00edpios<\/em>
<\/p>\n\n\n\n

O munic\u00edpios de Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito foram contemplados com novas ambul\u00e2ncias para compor a frota do Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU) e refor\u00e7ar a presta\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o de Sa\u00fade nas cidades. As entregas foram feitas pelo secret\u00e1rio de Estado de Sa\u00fade, Dr. Luizinho, aos prefeitos, em solenidade no centro de Itabora\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

As ambul\u00e2ncias s\u00e3o equipadas com maca retr\u00e1til, cilindro de oxig\u00eanio e prancha. Al\u00e9m de serem apropriadas para remo\u00e7\u00e3o em UTI M\u00f3vel, podendo ainda ser utilizadas tanto como unidades b\u00e1sicas de Sa\u00fade, tripuladas por enfermeiros, quanto por unidades avan\u00e7adas, tripuladas por m\u00e9dicos. <\/p>\n\n\n\n

SAMU<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O\u00a0Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU 192), do governo federal,\u00a0tem como objetivo chegar precocemente \u00e0 v\u00edtima ap\u00f3s ter ocorrido alguma situa\u00e7\u00e3o de urg\u00eancia ou emerg\u00eancia que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo \u00e0 morte. S\u00e3o urg\u00eancias situa\u00e7\u00f5es\u00a0de natureza cl\u00ednica, cir\u00fargica, traum\u00e1tica, obst\u00e9trica, pedi\u00e1trica, psiqui\u00e1trica, entre outras.<\/p>\n\n\n\n

O Minist\u00e9rio da Sa\u00fade vem concentrando esfor\u00e7os no sentido de implementar a Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0s Urg\u00eancias, da qual o SAMU 192 \u00e9 componente fundamental. Tal Pol\u00edtica prioriza os princ\u00edpios do SUS, com \u00eanfase na constru\u00e7\u00e3o de redes de aten\u00e7\u00e3o integral \u00e0s urg\u00eancias regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organiza\u00e7\u00e3o da aten\u00e7\u00e3o, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na aloca\u00e7\u00e3o de recursos e a integralidade na aten\u00e7\u00e3o prestada.<\/p>\n\n\n\n

O servi\u00e7o presta atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que re\u00fane m\u00e9dicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Pode ser acionado discando 192 em qualquer aparelho telef\u00f4nico, \u00e9 gratuito e funciona 24 horas. \u00c9 acionado por uma Central de Regula\u00e7\u00e3o das Urg\u00eancias.<\/p>\n","post_title":"Itabora\u00ed, Tangu\u00e1 e Rio Bonito recebem ambul\u00e2ncias para o SAMU","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"itaborai-tangua-e-rio-bonito-recebem-ambulancias-para-o-samu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 13:24:56","post_modified_gmt":"2023-02-15 16:24:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32775","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32770,"post_author":"5","post_date":"2023-02-15 12:38:56","post_date_gmt":"2023-02-15 15:38:56","post_content":"\n

Mais de 200 quil\u00f4metros de obras est\u00e3o previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipua\u00e7u, Ino\u00e3 e Centro<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na ter\u00e7a-feira (14\/02) a primeira reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maric\u00e1 (Sanemar), Hor\u00e1rio Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, ser\u00e3o 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipua\u00e7u (130 km), sendo 103 no Jardim Atl\u00e2ntico Leste e 27 no Recanto; de Ino\u00e3 (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que ser\u00e3o instalados em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m est\u00e3o previstas constru\u00e7\u00f5es de uma Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, pr\u00f3ximo a Ponte Nova, \u00e0s margens do canal; e dois emiss\u00e1rios submarinos nos distritos de Itaipua\u00e7u e Centro (Barra de Maric\u00e1) para lan\u00e7ar o esgoto a dois e quatro quil\u00f4metros da costa, respectivamente. \"Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no munic\u00edpio com esses investimentos. S\u00e3o obras de m\u00e9dio prazo com previs\u00e3o de tr\u00eas anos para execu\u00e7\u00e3o\", ressaltou Hor\u00e1cio.<\/p>\n\n\n\n

O representante da Sanemar tamb\u00e9m destacou o trabalho feito no \u00e2mbito do programa Sanear Maric\u00e1, que realiza com a\u00e7\u00f5es para fornecer rede b\u00e1sica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e \u00e1gua pot\u00e1vel com caminh\u00f5es pipa a fam\u00edlias em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social. \"Em<\/p>\n\n\n\n

parceria com a Educa\u00e7\u00e3o, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que \u00e9 saneamento b\u00e1sico\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Conselho da Cidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Conselho da Cidade \u00e9 formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil e de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7\u00aa Confer\u00eancia da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gest\u00e3o ficar\u00e1 respons\u00e1vel por debater e fiscalizar as pol\u00edticas urbanas implementadas no munic\u00edpio at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calend\u00e1rio e planejamento das a\u00e7\u00f5es de 2023.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram definidos os membros das cinco c\u00e2maras t\u00e9cnicas (Habita\u00e7\u00e3o, Saneamento e Meio Ambiente; Tr\u00e2nsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos vi\u00e1rios; Planejamento e Gest\u00e3o do Solo Urbano; Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros ir\u00e3o discutir os temas que ser\u00e3o levados para as reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura apresenta projetos de expans\u00e3o da rede de saneamento em reuni\u00e3o do ConCidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-apresenta-projetos-de-expansao-da-rede-de-saneamento-em-reuniao-do-concidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-15 12:40:47","post_modified_gmt":"2023-02-15 15:40:47","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32770","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32753,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:29:01","post_date_gmt":"2023-02-14 19:29:01","post_content":"\n

Grupo seguiu de Itaipua\u00e7u a Jacon\u00e9 percorrendo o trajeto que leva o nome do naturalista Charles Darwin
<\/em>
Uma fam\u00edlia da Noruega passou por Maric\u00e1 nesta segunda-feira (13\/2) como parte do circuito cicl\u00edstico criado no estado, a rota Charles Darwin, que come\u00e7a na regi\u00e3o oce\u00e2nica de Niter\u00f3i e corta toda a cidade de Maric\u00e1. A trilha \u00e9 oferecida a grupos praticantes de turismo de aventura no pa\u00eds europeu, onde Maric\u00e1 \u00e9 mostrada como a \"cidade vermelha do Brasil\" e a apresenta\u00e7\u00e3o destaca os projetos de economia solid\u00e1ria com a moeda social Mumbuca. As ag\u00eancias Oliver Reiser (norueguesa) e Terra Brasilis (com sede em Niter\u00f3i) intermediaram a vinda dos grupos. A coordenadora de Meios de Hospedagem e Atrativos da Secretaria de Promo\u00e7\u00e3o e Projetos Especiais de Maric\u00e1, Sabina Lux, acompanhou parte do trajeto, que foi at\u00e9 Saquarema.<\/p>\n\n\n\n

O grupo composto pelo empres\u00e1rio Kai Andersen, de 53 anos, sua esposa Hilde Gulliksen, 52 anos, e as filhas Anniken, 21 anos, e Ingeberg Andersen, 19 aos, chegou a Maric\u00e1 entrando por Itaocaia Valley, onde visitou a fazenda em que o naturalista ingl\u00eas se hospedou no s\u00e9culo 19. Em seguida, a fam\u00edlia vinda da cidade de Skien (pr\u00f3xima \u00e0 capital Oslo) passou pela Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e pela orla do bairro, onde p\u00f4de utilizar a extensa ciclofaixa. Ap\u00f3s uma r\u00e1pida pausa, a etapa seguinte foi a \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (APA) da Restinga de Maric\u00e1, depois a subida do Boqueir\u00e3o e a orla de Ara\u00e7atiba, onde pararam para o almo\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Para Kai Andersen, o \u00fanico problema foi o calor. A temperatura no momento do trajeto estava cerca de 30 graus. \"Em nossa terra, a temperatura agora \u00e9 de menos 10 graus\", comparou o empres\u00e1rio, revelando que ele e sua fam\u00edlia passam pelo sexto pa\u00eds desde dezembro. \"Antes do Brasil, estivemos nos Estados Unidos, M\u00e9xico, Cuba, Equador e Chile. Vamos passar ainda por outros pa\u00edses at\u00e9 junho\", antecipou.<\/p>\n\n\n\n

Andersen ainda elogiou as paisagens maricaenses e tamb\u00e9m a estrutura para bicicletas na cidade. \"\u00c9 bom ter faixas assim para favorecer quem anda de bicicleta. Fico feliz de ver isso e a cidade tamb\u00e9m tem uma variedade de paisagens que inclui montanha, floresta e o mar, tudo muito bonito\", observou Kai, enquanto Anniken expressou seu entusiasmo no momento em que pedalava. \"\u00c9 muito boa essa sensa\u00e7\u00e3o do vento batendo na beira do mar. Estou adorando!\", disse a jovem, que publica em suas redes sociais cada local por onde o grupo passa.<\/p>\n\n\n\n

Quem guiou a fam\u00edlia Andersen em Maric\u00e1 foi Evandro Sathler, que tamb\u00e9m \u00e9 ciclista e integrante da Escola Municipal de Administra\u00e7\u00e3o (EMAR). Ele explicou que a lei que criou a rota em \u00e2mbito municipal foi inspirada numa outra lei, estadual, aprovada em 2020 na Assembl\u00e9ia Legislativa do Rio (Alerj) e que estabeleceu o trajeto at\u00e9 B\u00fazios, na Regi\u00e3o dos Lagos.<\/p>\n\n\n\n

\"O maior trecho da rota fica aqui na cidade e creio que vai incrementar bastante o fluxo de turismo na cidade, que tem muito a aproveitar com esse potencial\", avaliou Sathler.<\/p>\n","post_title":"Fam\u00edlia norueguesa cruza Maric\u00e1 em rota cicl\u00edstica","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"familia-norueguesa-cruza-marica-em-rota-ciclistica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:08:51","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:08:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32753","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32748,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:23:51","post_date_gmt":"2023-02-14 19:23:51","post_content":"\n

A nova secret\u00e1ria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i, Anamaria Schneider, tomou posse nesta segunda-feira (13\/02). O evento aconteceu no audit\u00f3rio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e contou com a presen\u00e7a de in\u00fameros gestores municipais, l\u00edderes comunit\u00e1rios e trabalhadores da sa\u00fade. Anamaria foi diretora-geral da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i (FeSa\u00fade) por tr\u00eas anos e meio.<\/p>\n\n\n\n


O prefeito de Niter\u00f3i, Axel Grael, destacou o trabalho que a cidade vem promovendo na \u00e1rea de sa\u00fade desde a pandemia e afirmou que a Pasta ter\u00e1 grandes investimentos nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n


\"Niter\u00f3i se destacou durante toda a pandemia, n\u00e3o apenas nas medidas de sa\u00fade, mas tamb\u00e9m nas medidas sociais. Fomos reconhecidos, inclusive internacionalmente, pela nossa capacidade de resposta. Passado o momento, viemos desenvolvendo pol\u00edticas p\u00fablicas para o p\u00f3s-pandemia, com planejamento e investimentos na infraestrutura de Niter\u00f3i, que tamb\u00e9m tem uma grande capacidade de gera\u00e7\u00e3o de empregos com a constru\u00e7\u00e3o civil. Agora, com o Plano Niter\u00f3i 450 anos, estamos desenvolvendo o que ser\u00e1 o carro chefe desse segundo bi\u00eanio da nossa gest\u00e3o com investimentos em infraestrutura e na melhoria dos servi\u00e7os prestados \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i\", disse Axel.<\/p>\n\n\n\n


O secret\u00e1rio Executivo da Prefeitura de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, relembrou feitos durante sua gest\u00e3o como prefeito e elencou desafios que a cidade vem enfrentando.<\/p>\n\n\n\n


\"Em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, tivemos que decretar situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia na sa\u00fade de Niter\u00f3i, com hospitais fechados e caindo aos peda\u00e7os. Aos poucos, revertemos esse quadro cr\u00edtico, mas todos os dias surge um problema e precisamos de unidade para enfrent\u00e1-los. A partir de hoje, estamos todos juntos para melhorar cada vez mais a sa\u00fade de Niter\u00f3i que j\u00e1 foi uma refer\u00eancia e um orgulho, nas d\u00e9cadas de 60 e 70, com a Reforma Sanit\u00e1ria e na luta democr\u00e1tica pela constru\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade do Brasil, na d\u00e9cada de 80, e construiu um modelo assistencial revolucion\u00e1rio que olhava o territ\u00f3rio e a aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e consagrou o M\u00e9dico de Fam\u00edlia que depois virou o Sa\u00fade da Fam\u00edlia.  Nossa responsabilidade \u00e9 enorme\", enfatizou Neves.<\/p>\n\n\n\n


O vice-prefeito de Niter\u00f3i, Paulo Bagueira, falou sobre a hist\u00f3ria da sa\u00fade em Niter\u00f3i e desejou boa sorte ao grupo que est\u00e1 assumindo a nova gest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu me orgulho muito de fazer parte desse grupo. Participei da chegada do m\u00e9dico de fam\u00edlia na cidade, em 92, quando ganhei minha primeira elei\u00e7\u00e3o. Viemos acompanhando a evolu\u00e7\u00e3o desse que foi um marco na sa\u00fade do Estado, tanto que depois foi encampado pelo Governo Federal com outro nome. Durante a pandemia, Niter\u00f3i deu um show e agora estamos no per\u00edodo do p\u00f3s-pandemia, que \u00e9 um processo de gest\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o e desejo boa sorte a esse novo grupo para que d\u00ea sustenta\u00e7\u00e3o \u00e0s novas a\u00e7\u00f5es\".<\/p>\n\n\n\n


A sanitarista Anamaria Schneider, que atua na \u00e1rea de gest\u00e3o de sa\u00fade h\u00e1 37 anos, j\u00e1 foi secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade da Prefeitura de Resende (1997-2004); coordenadora do N\u00facleo Estadual do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade no Rio (2005-2006); subsecret\u00e1ria de Desenvolvimento do Sistema de Sa\u00fade da Secretaria Estadual de Sa\u00fade do Rio de Janeiro; e subsecret\u00e1ria geral de sa\u00fade do Munic\u00edpio do Rio de Janeiro (2009-2013). Ana assumiu hoje a secretaria de sa\u00fade e destacou que o trabalho precisa ser conjunto para a constru\u00e7\u00e3o de um novo SUS em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n


\"Eu n\u00e3o recebi um convite para ser secret\u00e1ria de sa\u00fade, recebi uma convoca\u00e7\u00e3o e aceitei depois de muita conversa porque a gente n\u00e3o pode come\u00e7ar a escrever a p\u00e1gina de um livro com as p\u00e1ginas anteriores desfeitas. Esse novo livro precisa ter unidade e foi uma condi\u00e7\u00e3o para esse projeto dar certo e para que possamos construir um SUS \u00fanico em Niter\u00f3i, com unidade, respeito, democracia e que n\u00e3o vive sem o apoio popular e os movimentos sociais\".<\/p>\n\n\n\n


No lugar do antigo cargo ocupado por Anamaria Schneider na FeSa\u00fade, assume Pedro Lima, m\u00e9dico com especializa\u00e7\u00e3o em Sa\u00fade Coletiva e 34 anos de profiss\u00e3o, a maior parte deles servindo ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Pedro participou da implanta\u00e7\u00e3o do Programa M\u00e9dico de Fam\u00edlia (PMF), como coordenador, entre os anos de 1992 e 2006.<\/p>\n\n\n\n


\"Agrade\u00e7o imensamente o convite para voltar \u00e0 Niter\u00f3i. \u00c9 sobre isso, sobre resgate, fam\u00edlia, territ\u00f3rio, aprendizagem. Me sinto muito orgulhoso. Profissionalmente \u00e9 uma alegria enorme recuperar uma trajet\u00f3ria de vida constru\u00edda na cidade\".<\/p>\n","post_title":"Anamaria Schneider toma posse na Secretaria de Sa\u00fade de Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"anamaria-schneider-toma-posse-na-secretaria-de-saude-de-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:32","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:32","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32748","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32739,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 16:10:38","post_date_gmt":"2023-02-14 19:10:38","post_content":"\n

A folia j\u00e1 come\u00e7ou em Niter\u00f3i e a Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria Municipal de Governo com as Administra\u00e7\u00f5es Regionais, em parceria com a Niter\u00f3i Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Funda\u00e7\u00e3o de Artes de Niter\u00f3i (FAN), preparou uma programa\u00e7\u00e3o variada em diversas regi\u00f5es para comemorar o carnaval na cidade. A partir do s\u00e1bado (18), e at\u00e9 a ter\u00e7a-feira (21), a festa vai come\u00e7ar com atra\u00e7\u00f5es musicais e muita divers\u00e3o da Zona Norte \u00e0 Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca a import\u00e2ncia da promo\u00e7\u00e3o de atividades fora dos eixos centrais.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente incentivar a promo\u00e7\u00e3o do lazer fora dos eixos centrais da cidade. Proporcionar alegria e inclus\u00e3o nas mais diversas regi\u00f5es. Foram praticamente dois anos sem carnaval e estamos felizes de poder voltar a comemorar a alegria e a vida\".<\/p>\n\n\n\n

O Caramujo vai receber, das 18h at\u00e9 1h, uma programa\u00e7\u00e3o repleta de m\u00fasica com participa\u00e7\u00e3o de Davizinho, Malu, Pagode do Martinz, Papuzada, Trevo D\u00b4Paz, Novo Visual, Bloco Carnavalesco do Caramujo, bailinho infantil e artistas do bairro. As atividades acontecem durante os quatro dias, com in\u00edcio no s\u00e1bado, na Pra\u00e7a da Aboli\u00e7\u00e3o (R. Pastor Jos\u00e9 Gomes, 632 \u2013 Caramujo). Para aquecer, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) ter\u00e1 um pr\u00e9-carnaval, nesta quarta-feira (15), a partir das 13h, com oficinas de percuss\u00e3o e de m\u00e1scaras, batalhas de tik tok e lanche para a crian\u00e7ada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda na Zona Norte, o Cubango ter\u00e1 programas para toda a fam\u00edlia. O Carnafolia come\u00e7a \u00e0s 18h, na Rua S\u00e3o Jos\u00e9, Fonseca. As atra\u00e7\u00f5es variam com os grupos Trevo D\u00b4Paz, Grupo Provoca\u00e7\u00e3o, Roda de Samba, Robinho, Caverna, Pr\u00edncipe, Pra Valer e Sem Terra. As atividades t\u00eam a organiza\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa B\u00e1rbara e Maria Paula.<\/p>\n\n\n\n

O bairro de Jurujuba ter\u00e1 carnaval com bloco das piranhas e o bloco do vermelho e branco. As atividades tamb\u00e9m incluem DJ e shows musicais nos quatro dias de folia. Al\u00e9m disso, a crian\u00e7ada ter\u00e1 um espa\u00e7o para recrea\u00e7\u00e3o infantil. O in\u00edcio est\u00e1 programado para 17h e vai acontecer na Pra\u00e7a da Asa Delta.<\/p>\n\n\n\n

Entre os dias 18 e 21, vai rolar atividades tamb\u00e9m no Barreto. O Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) ter\u00e1 matin\u00ea para com o Ciranda das Crian\u00e7as, com in\u00edcio \u00e0s 12h. No Largo da Barradas (Pra\u00e7a do Tio Sam), a partir das 18h, tamb\u00e9m ter\u00e3o atividades carnavalescas para as fam\u00edlias com as bandas El Caribe e Cord\u00e3o da Bola Branca. J\u00e1 o Carnaval do Barreto (em frente \u00e0 Igreja S\u00e3o Sebasti\u00e3o), come\u00e7a \u00e0s 11h e ter\u00e1 Banda do Arrasta Tudo.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica, os foli\u00f5es poder\u00e3o curtir o Fam\u00edlia e Folia, tradicional carnaval que acontece na Avenida Ewerson da Costa Xavier (Avenida Central), entre as ruas Carlos Tavares Nunes (Rua 38) e Edson Zuzart J\u00fanior (Rua 43), no Maravista, Itaipu. A Administra\u00e7\u00e3o Regional Oce\u00e2nica vai dar apoio \u00e0s atividades em uma parceria com a Associa\u00e7\u00e3o Esportiva e Cultural Avenida Central. Na programa\u00e7\u00e3o, Bloco Flexa de Itaipu, Bateria do Bloco se der Certo Continua, Viva Batuque, Melinho E Seus Amigos, Acad\u00eamicos do Jacar\u00e9, Th\u00ed Rodrigues e Tom Lins E Banda. O in\u00edcio est\u00e1 previsto para 18h, de s\u00e1bado (18) a ter\u00e7a-feira (21).<\/p>\n\n\n\n

Carnaval Solid\u00e1rio \u2013 O tradicional Bloco do Cantusca vai acontecer no s\u00e1bado (18), no Clube Canto do Rio, no Centro. Ser\u00e3o 300 abad\u00e1s que podem ser trocados por 2kg de alimento n\u00e3o perec\u00edvel que ser\u00e1 doado para a Campanha Niter\u00f3i Solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

A primeira-dama e coordenadora volunt\u00e1ria da Campanha, Christa Vogel Grael, destaca que as parcerias ajudam a fortalecer a rede de acolhimento na cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Todo tempo \u00e9 tempo de solidariedade e no carnaval n\u00e3o \u00e9 diferente. Essa parceria com o Clube Canto do Rio refor\u00e7a o quanto a Niter\u00f3i Solid\u00e1ria tem contribu\u00eddo para fortalecer a rede de acolhimento e empatia, e chamado a aten\u00e7\u00e3o da sociedade para o combate \u00e0 fome. Temos recebido apoio espont\u00e2neo de muitas institui\u00e7\u00f5es que querem colaborar com a campanha e isso \u00e9 muito positivo. Vamos aproveitar a folia e fortalecer essa corrente do bem\", conta Christa.<\/p>\n\n\n\n

No in\u00edcio do m\u00eas, o bloco do Cord\u00e3o da Bola Branca arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o \u2013 O carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o para todos os gostos. Dos blocos menores ao grande desfile das escolas dos grupos especiais. Confira os dias e hor\u00e1rios e caia na folia!<\/p>\n\n\n\n

14\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Loucos Pela Vida (Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Niter\u00f3i) \u2013 P\u00e7a Arariboia - das 14 \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

16\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco N\u00e3o \u00e9 N\u00e3o (CODIM) \u2013 Centro \u2013 Parado na Pra\u00e7a do Rink \u2013 das 17h \u00e0s 21h
- Bloco S\u00f3 Phode Quinta \u2013 Santa Rosa \u2013 Parado na Rua Lopes Trov\u00e3o esquina com Geraldo Martins \u2013 das 19h at\u00e9 meia noite<\/p>\n\n\n\n

17\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Toca Para Mim \u2013 Barreto \u2013 Parado na Rua Galv\u00e3o \u2013 das 17h \u00e0s 23h
- Bloco da LESNIT \u2013 Fonseca \u2013 parado na Rua S\u00e3o Jos\u00e9 279 \u2013 das 14h \u00e0s 18h
- Bloco Folia dos Bois \u2013 Barreto \u2013 Rua Pres. Craveiro Lopes 382 at\u00e9 o 684 \u2013 das 18h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

18\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:
- Bloco Amigos dos Bugres \u2013 Vi\u00e7oso Jardim \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Azul\u00e3o \u2013 Rio do Ouro \u2013 Est. Velha de Maric\u00e1, em frente \u00e0 75\u00aa - das 15h \u00e0s 21h
- Bloco do Cantusca \u2013 Centro \u2013 Clube Canto do Rio \u2013 das 10h30 \u00e0s 14h
- Bloco Se Der Certo Continua \u2013 Itaipu\/Av. Central \u2013 Shopping Ibiza \u2013 das 20h \u00e0s 23h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Trio el\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 15h \u00e0s 17h
- Bistr\u00f4 MAC \u2013 Das 16h \u00e0s 20h (Reservas \u2013 2629-1416)
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

19\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Flecha de Itaipu \u2013 parado na Av. Ewerton Xavier (Av. Central)\/Maravista \u2013 das 20h \u00e0s 23h
- Bloco da UESBCN \u2013 Santa Rosa \u2013 parado na Trav. Francisco da Cruz Nunes \u2013 das 14h \u00e0s 16h
- Bloco Unidos da Cachimblema \u2013 V\u00e1rzea das Mo\u00e7as \u2013 das 18h \u00e0s 21h
- Bloco Unidos do Castro \u2013 Fonseca \u2013 parado na Ladeira do Castro 320 \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Bloco das Piranhas do Prevent\u00f3rio \u2013 Charitas \u2013 parado no Prevent\u00f3rio \u2013 das 15h \u00e0s 18h
- Bloco Vermelho e Branco \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Genildo do Maracuj\u00e1 \u2013 Fonseca \u2013 parado no Horto do Fonseca \u2013 das 15h \u00e0s 17h
- Banda Benef\u00edcio \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Jornalista Silvia Thom\u00e9 \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Bode Z\u00e9 \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Est. Pastor Erasmo Braga - das 10h \u00e0s 13h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:
- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

20\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco das Piranhas de Jurujuba \u2013 Jurujuba \u2013 das 16h \u00e0s 19h
- Bloco Xurupita \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua Pe. Pedro Martinottid - das 17h \u00e0s 18h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Trio El\u00e9trico na Rua N\u00f3brega \u2013 Das 14h \u00e0s 16h
- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 17h \u00e0s 20h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182)<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval da Trav. da Fonte, Fonseca \u2013 parado na Quadra Lenir Andrade \u2013 das 16h \u00e0s 22h
- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

21\/02<\/p>\n\n\n\n

Blocos:<\/p>\n\n\n\n

- Bloco Arrasta Tudo Clube Humait\u00e1 \u2013 Barreto \u2013 Rua Guimar\u00e3es Junior 20 \u2013 das 12h \u00e0s 17h
- Bloco Pra Comer Tem Que Chupar \u2013 Lgo da Batalha \u2013 Rua do Samba \u2013 das 20h at\u00e9 meia noite
- Bloco Carnavalesco 5% - Cubango \u2013 em frente \u00e0 Quadra da GRES Acad\u00eamicos do Cubango \u2013 das 18h \u00e0s 22h
- Bloco Chega Por Cima Que Brinco Por Baixo \u2013 Piratininga \u2013 Av. Alm. Tamandar\u00e9 \u2013 das 13h \u00e0s 20h<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de rua Matin\u00ea do Fonseca \u2013 Trav. Continental s\/n (Acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 Das 14h \u00e0s 18h
- Matin\u00ea do Jardim Icara\u00ed \u2013 Rua Leandro Mota - S\u00e1b a Ter \u2013 das 12h \u00e0s 19h
- Carnaval da N\u00f3brega \u2013 Matin\u00ea com Banda Infantil \u2013 Das 14h \u00e0s 16h\/Das 17h \u00e0s 19h \u2013 Banda de Marchinhas
- Carnaval Infantil de S\u00e3o Francisco \u2013 S\u00e1b a Ter \u2013 10h \u00e0s 18h \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 Rua Gen. Rondon 279, S\u00e3o Francisco
- Matin\u00ea do Barreto \u2013 Horto do Barreto \u2013 Das 11h \u00e0s 17h
- Carnaval do Circo Lekol\u00e9 \u2013 Das 16h \u00e0s 20h30<\/p>\n\n\n\n

Carnaval de bairro:<\/p>\n\n\n\n

- Carnaval de Rua (Matin\u00ea)- Fonseca - Parado na Trav. Continental, s\/n (acesso pela Rua Alzira Vargas 61) \u2013 das 14 \u00e0s 18h
- Carnaval do Tibau \u2013 Piratininga \u2013 Parado no Jardim Imbu\u00ed, em frente ao restaurante do Tibau \u2013 das 17h \u00e0s 2h
- Cafub\u00e1 \u2013 parado na Rua Godofredo Garcia Justo \u2013 (Antiga Rua 53) \u2013 das 20h \u00e0s 2h
- Carnaval da Av. Central \u2013 Itaipu \u2013 parado na Av. Central (entre as Ruas 38 e 43 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Engenho do Mato \u2013 parado na P\u00e7a Ir\u00eanio de Matos Pereira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
\u2013 Rio do Ouro \u2013 Parado em frente \u00e0 P\u00e7a do Rio do Ouro \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo da Batalha \u2013 Parado nas ruas Jornalista Silvia Thom\u00e9 e Nilo de Freitas \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Sap\u00ea - Parado na Est. Washington Lu\u00eds \u2013 Rua C (Rodo do Sap\u00ea) \u2013 das 19h \u00e0s 2h
- Badu - Parado na Rua Alceb\u00edades Pinto s\/n \u2013 das 16h \u00e0s 2h
- Icara\u00ed - Parado na Pra\u00e7a Get\u00falio Vargas \u2013 das 10h \u00e0s 22h
- Jardim Icara\u00ed - Carnaval da N\u00f3brega \u2013 entre as ruas Domingues de S\u00e1 e Cinco de Julho - das 14h \u00e0s 22h
- Santa Rosa - Carnaval da Comunidade do Viradouro \u2013 parado na Rua M\u00e1rio Viana 858 (Ponto final do \u00f4nibus 53) \u2013 das 19h at\u00e9 meia noiteCaval\u00e3o
- Carnaval do Caval\u00e3o \u2013 Parado na Est. Do Caval\u00e3o 246 (em frente ao CEPROMEC) \u2013 Das 18h at\u00e9 meia noite
- Carnaval do Largo do Marr\u00e3o \u2013 parado na P\u00e7a Raul de Oliveira Rodrigues \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 10h \u00e0s 23h
- Ing\u00e1 - Carnaval da Associa\u00e7\u00e3o Carnavalesca Amigos do Ing\u00e1 \u2013 hor\u00e1rio e local a serem definidos
- Ponta da Areia \u2013 P\u00e7a Doutor Vitorino \u2013 s\u00e1bado, segunda-feira e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite - domingo, das 10h at\u00e9 meia noite
- Fonseca - Carnaval de Matin\u00ea Horto do Fonseca \u2013 das 14h \u00e0s 19h
- Barreto \u2013 Rua Gal. Castrioto (entre as ruas Galv\u00e3o Bueno e Jo\u00e3o de Deus Freitas) \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Carnaval do Largo do Barradas - parado na Rua Benjamim Constant, entre as ruas Porci\u00fancula e Jos\u00e9 Vicente Sobrinho \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira \u2013 das 18h \u00e0 1h - ter\u00e7a-feira \u2013 das 18h at\u00e9 meia noite
- Barreto - Matin\u00ea do Barreto \u2013 parado \u2013 das 11h \u00e0s 17h
- Engenhoca \u2013 parado na Rua Ver. Jos\u00e9 Vicente Sobrinho (entre os n\u00fameros 680 e 895 \u2013 de s\u00e1bado a segunda-feira, das 19h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 19h at\u00e9 meia noite
- S\u00e3o Francisco \u2013 P\u00e7a Dom Orione \u2013 das 10h \u00e0s 18h
- Charitas - Carnaval do Prevent\u00f3rio \u2013 parado no Cal\u00e7ad\u00e3o do Prevent\u00f3rio \u2013 s\u00e1bado, domingo e segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h - ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite
- Jurujuba \u2013 P\u00e7a da Asa Delta \u2013 das 17h at\u00e9 meia noite
- Vi\u00e7oso Jardim - parado na Trav. S\u00e3o Jos\u00e9 s\/n \u2013 s\u00e1bado a segunda-feira, das 18h \u00e0s 2h e ter\u00e7a-feira, das 18h at\u00e9 meia noite.<\/p>\n\n\n\n

26\/02<\/p>\n\n\n\n

Matin\u00eas<\/p>\n\n\n\n

- Matin\u00ea do Reserva Cultural \u2013 Das 15h \u00e0s 18h (Inf. 97506-3503 ou 98822-1182) <\/p>\n","post_title":"Carnaval em Niter\u00f3i tem programa\u00e7\u00e3o extensa, em diversos bairros","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"carnaval-em-niteroi-tem-programacao-extensa-em-diversos-bairros","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:24","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:24","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32739","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32766,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:55:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:55:00","post_content":"\n

Defesa Civil realiza 1.816 a\u00e7\u00f5es preventivas e orienta\u00e7\u00f5es a banhista na orla da cidade
<\/em>
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem P\u00fablica, que atuam na Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o, registraram 50 ocorr\u00eancias diversas no \u00faltimo fim de semana (10 a 12 de fevereiro) durante as a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a e ordenamento urbano e do tr\u00e2nsito na orla da cidade. Entre os principais registros, est\u00e3o 84 a\u00e7\u00f5es de tr\u00e2nsito que resultaram em quatro ve\u00edculos rebocados, notifica\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00e3o aos condutores.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de meio ambiente resultaram em sete ocorr\u00eancias, entre elas orienta\u00e7\u00f5es a banhistas a n\u00e3o utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas, resgate de animais silvestres e pesca irregular. O objetivo da a\u00e7\u00e3o \u00e9 promover a seguran\u00e7a e a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. Um homem tamb\u00e9m foi conduzido para a 82\u00aa Delegacia Policial pelo crime de viol\u00eancia contra mulher.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es preventivas na orla<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa Civil realizou 1.819 a\u00e7\u00f5es preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana de calor atuando em postos fixos, no patrulhamento com quadriciclos e tamb\u00e9m pelo Suporte Avan\u00e7ado de Preven\u00e7\u00e3o e Resgate. O Patrulhamento Lagunar atuou em 26 rondas e o Grupamento de Preven\u00e7\u00e3o e Combate a Inc\u00eandio em Vegeta\u00e7\u00e3o Rasteira realizou 29 rondas. O servi\u00e7o de Meteorologia permaneceu de prontid\u00e3o 24 horas e emitiu dois boletins e um informe meteorol\u00f3gico no per\u00edodo. J\u00e1 o plant\u00e3o do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e log\u00edstica dos servi\u00e7os.<\/p>\n","post_title":"Opera\u00e7\u00e3o Ver\u00e3o: Seop registra 50 ocorr\u00eancias e um homem \u00e9 detido","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"operacao-verao-seop-registra-50-ocorrencias-e-um-homem-e-detido","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:09","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:09","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32766","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32762,"post_author":"5","post_date":"2023-02-14 04:51:00","post_date_gmt":"2023-02-14 07:51:00","post_content":"\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i foi selecionada pela GIZ, empresa federal alem\u00e3 que atua com projetos de coopera\u00e7\u00e3o internacional e desenvolvimento sustent\u00e1vel, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 pa\u00edses latino-americanos na implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis. Na pr\u00e1tica, o munic\u00edpio assinou um acordo de coopera\u00e7\u00e3o para o acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o do projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade.<\/p>\n\n\n\n

O planejamento que prev\u00ea a requalifica\u00e7\u00e3o urban\u00edstica e o ordenamento vi\u00e1rio desses locais, est\u00e1 sendo elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niter\u00f3i e foi selecionado como projeto de refer\u00eancia pela entidade alem\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Mobilidade e Urbanismo de Niter\u00f3i, Renato Barandier, explica o acordo que une a Zona Norte de Niter\u00f3i \u00e0 Europa:    <\/p>\n\n\n\n

\"A GIZ tem o objetivo apoiar os setores p\u00fablico e privado no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustent\u00e1vel e, em paralelo, ampliar o acesso \u00e0s oportunidades de financiamento verde e clim\u00e1tico. O Referencial Te\u00f3rico e T\u00e9cnico para a Avalia\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel ir\u00e1 avaliar dezenas de indicadores de sustentabilidade previstos para serem aplicados no projeto de reurbaniza\u00e7\u00e3o da Benjamin Constant e General Castrioto. O projeto ir\u00e1 prever uma ciclovia no eixo dessas ruas, al\u00e9m de nova acessibilidade, paisagismo e drenagem que v\u00e3o conferir uma nova mobilidade urbana para a popula\u00e7\u00e3o local. Agora, estabelecemos uma parceria entre a Regi\u00e3o Norte de Niter\u00f3i e a Europa que muito nos alegra\", explicou o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o Programa EUROCLIMA+ apoia a implementa\u00e7\u00e3o do Projeto \"Acelerar a Implementa\u00e7\u00e3o de Projetos de Mobilidade Urbana Sustent\u00e1vel em Cidades Brasileiras\" e tem como parceiros o Minist\u00e9rio das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES). Seu objetivo principal \u00e9 apoiar munic\u00edpios e estados a elaborarem projetos de mobilidade urbana verdadeiramente sustent\u00e1veis e facilitar o acesso aos recursos oriundos de fundos verdes\/clim\u00e1ticos.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i firma acordo de coopera\u00e7\u00e3o com governo alem\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-firma-acordo-de-cooperacao-com-governo-alemao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:10:02","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:10:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32762","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32714,"post_author":"5","post_date":"2023-02-13 13:28:27","post_date_gmt":"2023-02-13 16:28:27","post_content":"\n

Interessados precisam certificar se o uso do solo \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha publicit\u00e1ria para coibir constru\u00e7\u00f5es ilegais em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas e conscientizar a popula\u00e7\u00e3o. O objetivo \u00e9 que as pessoas certifiquem junto \u00e0 Secretaria de Urbanismo se o uso do solo desejado \u00e9 regulado pelo munic\u00edpio para evitar desapropria\u00e7\u00f5es e perda do bem. De acordo com a lei municipal n\u00ba 77\/1978, ocupar e construir em \u00e1rea p\u00fablica e privada \u00e9 crime, sujeito a multas e prev\u00ea a demoli\u00e7\u00e3o do im\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar constru\u00e7\u00f5es em \u00e1reas p\u00fablicas e de prote\u00e7\u00e3o ambiental, equipes da prefeitura realizam fiscaliza\u00e7\u00f5es frequentes para combater essa pr\u00e1tica, que muitas vezes, segundo o secret\u00e1rio de Urbanismo, Celso Cabral, envolve especula\u00e7\u00e3o imobili\u00e1ria ilegal, compromete o planejamento e o ordenamento territorial, impedindo que o munic\u00edpio consiga garantir o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes.<\/p>\n\n\n\n

\"As constru\u00e7\u00f5es irregulares em \u00e1reas p\u00fablicas e privadas comprometem n\u00e3o apenas o ordenamento territorial e o meio ambiente, mas a vida dos pr\u00f3prios moradores que invariavelmente colocam-se em situa\u00e7\u00e3o de risco. A pr\u00e1tica \u00e9 ilegal, criminosa e muitas vezes incentivada por especuladores que acabam loteando \u00e1reas que n\u00e3o lhes pertencem\", afirma Cabral.<\/p>\n\n\n\n

O que diz a legisla\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pela legisla\u00e7\u00e3o municipal, antes de iniciar a constru\u00e7\u00e3o o propriet\u00e1rio precisa apresentar um projeto feito por um respons\u00e1vel t\u00e9cnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (c\u00f3digo de obras, lei de uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra).<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, \u00e9 necess\u00e1rio abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documenta\u00e7\u00f5es do propriet\u00e1rio do im\u00f3vel e do respons\u00e1vel pela obra para a an\u00e1lise t\u00e9cnica. Com o projeto aprovado, s\u00e3o geradas as taxas de legaliza\u00e7\u00e3o para emiss\u00e3o do alvar\u00e1 de obras.<\/p>\n\n\n\n

\"Estamos refor\u00e7ando as a\u00e7\u00f5es para assegurar que as leis do munic\u00edpio sejam cumpridas. Regular o uso do solo certifica que as constru\u00e7\u00f5es sejam adequadas para habita\u00e7\u00e3o e seguran\u00e7a\", refor\u00e7a o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de legaliza\u00e7\u00e3o de obra j\u00e1 conclu\u00edda ou solicita\u00e7\u00e3o de habite-se, \u00e9 preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Im\u00f3veis (RGI), documenta\u00e7\u00e3o do propriet\u00e1rio, comprovante de resid\u00eancia atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade T\u00e9cnica (RRT) ou Anota\u00e7\u00e3o de Responsabilidade T\u00e9cnica (ART).<\/p>\n\n\n\n

D\u00favidas e den\u00fancias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em caso de d\u00favidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Servi\u00e7os Integrados Municipal (SIM) \u2013\u00a0www.sim.marica.rj.gov.br<\/a>. As den\u00fancias de constru\u00e7\u00f5es irregulares s\u00e3o recebidas no Centro e em Ponta Negra pelo telefone (21) 3731-9777 ou e-mail:\u00a0maricafiscalizacaourb@gmail.com<\/a>. Em Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u, pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail:\u00a0itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com<\/a>.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Maric\u00e1 lan\u00e7a campanha contra obras ilegais","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-marica-lanca-campanha-contra-obras-ilegais","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-14 17:09:44","post_modified_gmt":"2023-02-14 20:09:44","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32714","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32699,"post_author":"5","post_date":"2023-02-11 21:14:11","post_date_gmt":"2023-02-12 00:14:11","post_content":"\n

A cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi atingida por mais uma vez por fortes chuvas na noite deste s\u00e1bado (11\/02). Os resultados foram enchentes em v\u00e1rios bairros da cidade e pontos de alagamento, prejudicando moradores e o tr\u00e2nsito na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com relatos de moradores, as chuvas frequentes t\u00eam sido uma fonte constante de problemas na cidade, e a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es \"maquiadas\" implementadas pela prefeitura. Segundo um morador que n\u00e3o quis se identificar, limpar os bueiros e desassorear os rios \u00e9 fundamental para resolver o problema de forma efetiva, mas essas medidas n\u00e3o t\u00eam sido tomadas.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Rua alagada na regi\u00e3o do Alc\u00e2ntara<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Quando S\u00e3o Gon\u00e7alo \u00e9 atingido pelas fortes chuvas que s\u00e3o provocadas pelos alagamentos e enchentes muitos gon\u00e7alenses se perguntam de quem \u00e9 a responsabilidade para solucionar o problema. Por lei, a prefeitura \u00e9 respons\u00e1vel por obras de infraestrutura como, por exemplo, interven\u00e7\u00f5es de drenagem. J\u00e1 a limpeza dos rios que recebem as \u00e1guas das redes pluviais da cidade \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).<\/p>\n\n\n\n

O \u00f3rg\u00e3o \u00e9 uma entidade integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual n\u00ba 5.101, de 04\/10\/2007, tem a importante fun\u00e7\u00e3o de executar as pol\u00edticas estaduais de meio ambiente, de recursos h\u00eddricos e de recursos florestais. Al\u00e9m dos servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o e limpeza de leitos e margens de rios e canais de todos os munic\u00edpios do Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, de S\u00e3o Gon\u00e7alo.<\/p>\n\n\n\n

A\u00ed, o gon\u00e7alense se pergunta: \u201cNunca teve algu\u00e9m de S\u00e3o Gon\u00e7alo no Inea para resolver essa situa\u00e7\u00e3o?\u201d. E a resposta \u00e9 infelizmente \u00e9 \u201csim\u201d. Quando o deputado federal e padrinho do prefeito Capit\u00e3o Nelson, Altineu Cortes (PL), assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seas), colocou o filho do prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o Douglas Ruas, para ocupar o cargo de Superintendente Regional Ba\u00eda de Guanabara (Supbg) do Inea.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Afonsinho e o deputado estadual Douglas Ruas filho do prefeito Capit\u00e3o Nelson trabalhando no INEA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Portanto, o hoje deputado era \u00e9 respons\u00e1vel pela limpeza dos rios dos munic\u00edpios de Niter\u00f3i, S\u00e3o Gon\u00e7alo, Itabora\u00ed, Tangu\u00e1, Guapimirim, Mag\u00e9, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti e Nil\u00f3polis, e parcialmente os munic\u00edpios de Maric\u00e1, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Igua\u00e7u e Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o hoje secret\u00e1rio municipal de Meio Ambiente de S\u00e3o Gon\u00e7alo, foi Superintendente do Inea ao lado do Doulgas. Ser\u00e1 que o Afonsinho n\u00e3o est\u00e1 arrependido? Ou seja, \u201cos gon\u00e7alenses\" tiveram a oportunidade de trabalhar na dragagem dos rios e canais de S\u00e3o Gon\u00e7alo.  Voc\u00ea viu algum rio sendo limpo na gest\u00e3o do Douglas Ruas na cidade? Imagina que os rios limpos iriam suportar as \u00e1guas das chuvas na cidade e a popula\u00e7\u00e3o n\u00e3o iria sofrer com os impactos das enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Diante da inefic\u00e1cia do Douglas e do Afosinho, os moradores continuam tendo as suas casas invadidas pela \u00e1gua e perdendo as suas conquistas. E agora, gon\u00e7alense? Resta esperar a boa vontade do governador, Cl\u00e1udio Castro, para realizar o trabalho que o Douglas Ruas e o Afosinho n\u00e3o fizeram e realizar as obras para cada de uma vez por todas com as enchentes. <\/p>\n\n\n\n

Em resumo, mais uma vez a cidade de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi afetada por fortes chuvas, causando enchentes e pontos de alagamento. A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 insatisfeita com as solu\u00e7\u00f5es parciais implementadas pela prefeitura e cobra medidas mais efetivas para solucionar o problema de forma definitiva. Al\u00e9m disso, o hist\u00f3rico dos envolvidos com a pasta ambiental \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtu.be\/hJKsfVWrgwo\n<\/div>
Gon\u00e7alenses sofrem com a chuva da noite deste s\u00e1bado 11\/02\/2023<\/figcaption><\/figure>\n","post_title":"Chuva castiga gon\u00e7alenses novamente neste s\u00e1bado","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"chuva-castiga-goncalenses-novamente-neste-sabado","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-11 21:43:28","post_modified_gmt":"2023-02-12 00:43:28","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32699","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":32667,"post_author":"5","post_date":"2023-02-10 18:56:23","post_date_gmt":"2023-02-10 21:56:23","post_content":"\n

Apesar de estar com os cofres cheios, governo municipal reduz sal\u00e1rios de servidores efetivos, mas mant\u00e9m super sal\u00e1rios de apadrinhados. C\u00e2mara altamente alinhada beira a subservi\u00eancia e aprova tudo sem questionar<\/em><\/p>\n\n\n\n

Por Patrick Guimar\u00e3es<\/em><\/p>\n\n\n\n

\u201cCortar sal\u00e1rios dessa forma, inclusive de aposentados, \u00e9 legal, mas imoral\u201d, diz um servidor da prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, que prefere n\u00e3o se identificar por medo de sofrer repres\u00e1lias do governo.<\/p>\n\n\n\n

Sob o t\u00edtulo \u201cS\u00e3o Gon\u00e7alo corta super sal\u00e1rios e garante reajuste do piso a servidores\u201d, a prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo fez publicidade no in\u00edcio de dezembro de 2022 sobre uma mensagem (14\/2022) enviada \u00e0 C\u00e2mara Municipal de Vereadores, com o objetivo de alterar o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos do munic\u00edpio, das autarquias e das funda\u00e7\u00f5es p\u00fablicas municipais, instituindo novo Estatuto dos Servidores. Aprovada e sancionada pelo prefeito, a medida cortou at\u00e9 75% de alguns sal\u00e1rios, incluindo aposentados. Na contram\u00e3o \u00e0 proposta de austeridade, o governo cortou de ativos e inativos, contudo, mant\u00e9m altos vencimentos em seu primeiro escal\u00e3o e falta com a transpar\u00eancia sobre os cargos contratados sem nomea\u00e7\u00e3o, os RPAs.<\/p>\n\n\n\n

A proposta enviada pelo governo municipal \u00e0 C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo foi votada e aprovada em dezembro do ano passado, com 22 votos favor\u00e1veis, tr\u00eas contr\u00e1rios e duas absten\u00e7\u00f5es.   <\/p>\n\n\n\n

Com o \u201cpacote da maldade\u201d (express\u00e3o usada entre servidores e representantes de classes trabalhistas) valendo a partir de janeiro desse ano, o impacto veio agora, no in\u00edcio de fevereiro, quando os vencimentos come\u00e7aram a cair nas contas dos servidores.<\/p>\n\n\n\n

\u2018Uma covardia\u2019<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns servidores v\u00eam expondo seus casos nas redes sociais. Teve servidor aposentado que perdeu em torno de 75% do sal\u00e1rio com a nova lei criada pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson (PL).<\/p>\n\n\n\n

Servidor do munic\u00edpio durante 53 anos, aposentado h\u00e1 sete pelo Legislativo gon\u00e7alense, o ex-vereador (tr\u00eas mandatos) Gessy Costa, 77, tomou um susto e passou mal quando viu o sal\u00e1rio de janeiro em sua conta corrente: R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo tendo contra\u00eddo alguns empr\u00e9stimos, que s\u00e3o descontados direto na folha de pagamento, o servidor aposentado recebia R$ 4.770,00. Esse era o esperado, mas entrou meros R$ 119,00.<\/p>\n\n\n\n

Sem condi\u00e7\u00f5es de agir em uma situa\u00e7\u00e3o na qual at\u00e9 dezembro do ano passado ele sequer imaginava que uma coisa dessas poderia acontecer, Gessy conta com o apoio ferrenho do filho Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=F7-wDCx_Gi8\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa e o pai, Gessy, que teve 2\/3 do sal\u00e1rio cortado<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

\u201cImagina voc\u00ea est\u00e1 vivendo, \u00e0s vezes com algumas dificuldades, sim, mas com a vida estabilizada, e de repente cortam mais de 2\/3 do seu sal\u00e1rio. Al\u00e9m das contas b\u00e1sicas da casa, e no caso do meu pai tamb\u00e9m incluem medicamentos e plano de sa\u00fade, por exemplo, as pessoas t\u00eam outros compromissos. De repente voc\u00ea perde o poder de honrar suas d\u00edvidas, perde sua dignidade, em quest\u00e3o de dois meses. Absurdo, desumano e imoral. Uma covardia essa a\u00e7\u00e3o do prefeito Capit\u00e3o Nelson\u201d, reclama Andr\u00e9.<\/p>\n\n\n\n

Gessy \u00e9 hipertenso, Diab\u00e9tico, tem problemas cardiol\u00f3gicos e tamb\u00e9m sofre de psor\u00edase nervosa. \u201cMeu pai est\u00e1 de cama, em depress\u00e3o profunda. Tiraram todos os benef\u00edcios do sal\u00e1rio dele, um senhor de quase 80 anos. Meu pai vive de aluguel e anda em um carro ano 2003. Levava uma vida simples, mas tranquila. Agora a tranquilidade acabou\u201d, lamenta o filho que trava batalha para uma revis\u00e3o das medidas adotadas pela prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVou tr\u00e1s dos direitos do meu pai at\u00e9 o final. Se tiver que morrer eu morro para resolver isso para ele. Com tudo o que est\u00e1 acontecendo, meu pai e diversos outros funcion\u00e1rios, principalmente os aposentados, foram condenados \u00e0 morte pelo prefeito de S\u00e3o Gon\u00e7alo, Capit\u00e3o Nelson\u201d, afirma Andr\u00e9 Costa.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/shorts\/75V9WLAAqNw?feature=share\n<\/div>
Andr\u00e9 Costa tem lutado para que situa\u00e7\u00e3o do pai seja analisada e resolvida<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A reportagem vem recebendo relatos de servidores passando mal, sem dinheiro para comprar medicamentos e at\u00e9 comida. Para os mais desconfiados, uma teoria do caos. Com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, ao reduzir o gasto com efetivos, sobra mais para pagamentos a comissionados e por meio de Recibo de Pagamento Aut\u00f4nomo (RPA).<\/p>\n\n\n\n

Prefeitura: perguntas sem respostas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem perguntou \u00e0 Prefeitura de S\u00e3o Gon\u00e7alo, atrav\u00e9s da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o Social, se com a desonera\u00e7\u00e3o da folha de pagamento, a prefeitura deixar\u00e1 de contratar por comiss\u00e3o (cargos de confian\u00e7a \/ RPA).<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m foram questionados em quanto resultou a desonera\u00e7\u00e3o da folha por m\u00eas e qual o impacto percentual nas receitas do munic\u00edpio? Al\u00e9m de quantos servidores n\u00e3o efetivos \/ comissionados a prefeitura possui atualmente, e se houve corte nesses sal\u00e1rios?<\/p>\n\n\n\n

A reportagem tamb\u00e9m quis saber sobre contracheques de dois servidores com vencimentos acima dos tetos salariais municipal (prefeito) e at\u00e9 estadual (desembargadores). Um \u00e9 de um auditor da receita municipal, subsecret\u00e1rio, de novembro de 2022, no valor de R$ 55.463,68. O outro \u00e9 de um secret\u00e1rio, fiscal de posturas, de dezembro de 2022, na quantia de R$ 26.045,57. Foi perguntado \u00e0 prefeitura se esses sal\u00e1rios tamb\u00e9m foram reduzidos?<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o envio de duas mensagens por e-mail \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o do governo municipal, a prefeitura n\u00e3o prestou nenhuma declara\u00e7\u00e3o, simplesmente ignorou os questionamentos da reportagem e a oportunidade de apresentar seu posicionamento.  <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Capit\u00e3o Nelson e equipe do governo preferem ignorar o problema<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

O que diz o sindicato dos servidores<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Sindicado dos Servidores P\u00fablicos Efetivos de S\u00e3o Gon\u00e7alo (Sindspef) alega n\u00e3o ter conhecimento real sobre a situa\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios perante aos cortes devido \u00e0s informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o constarem no Portal da Transpar\u00eancia da prefeitura.<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o temos dados exatos sobre quem sofreu perda ou ganhou. Quais foram as secretarias e cargos mais afetados; quanto cada servidor perdeu; quais seus sal\u00e1rios, por exemplo\u201d, explica Ewerton Luiz, presidente do Sindspef.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo Ewerton, \u201co posicionamento do sindicato \u00e9 contr\u00e1rio \u00e0s medidas institu\u00eddas pelo texto enviado \u00e0 C\u00e2mara pelo prefeito, principalmente por n\u00e3o ter ocorrido debates com os servidores. A prefeitura formulou o texto e n\u00e3o ouviu ningu\u00e9m, apesar dos impactos que viria a gerar. N\u00e3o formou nem conselho administrativo. Existem erros de enquadramento e de c\u00e1lculo e o Sindspef vem atuando individualmente conforme as demandas v\u00e3o chegando. A falta de informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no Portal da Transpar\u00eancia atrapalha\u201d, avalia.<\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima assembleia geral realizada para tratar sobre o assunto, na sede do sindicato, ficou acordado que as decis\u00f5es inconstitucionais tomadas pela prefeitura e a redu\u00e7\u00e3o salarial ser\u00e3o questionadas na Justi\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\nhttps:\/\/youtube.com\/watch?v=J9pwvt1EUHk&feature=share\n<\/div>
Na porta da prefeitura, outro servidor se desespera Reprodu\u00e7\u00e3o: Redes Sociais<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Deputado questiona os cortes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O deputado federal Dimas Gadelha (PT) criticou duramente o novo Estatuto do Servidores, destacando que \u201ca cidade est\u00e1 com os cofres cheios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs servidores concursados, aqueles que n\u00e3o t\u00eam v\u00ednculo com padrinhos pol\u00edticos, foram duramente golpeados com cortes de mais da metade dos seus sal\u00e1rios. Imagina isso, um absurdo completo! S\u00e3o pessoas que servem \u00e0 cidade e aos seus moradores, em diversos setores, sendo tratados dessa forma. Pior ainda \u00e9 isso acontecer quando a cidade est\u00e1 com os cofres cheios, ap\u00f3s recebimento de verbas que vieram da venda da Cedae e royalties de petr\u00f3leo. Cerca de um bilh\u00e3o, quase o or\u00e7amento anual da cidade. Falta recurso para quem trabalha para o povo, mas sobra para corrup\u00e7\u00e3o e negociatas, como temos acompanhado pela imprensa. Estou em cima e n\u00e3o vou deixar sucatear os servi\u00e7os p\u00fablicos na cidade\u201d, afirma Dimas. \u201cTamb\u00e9m reduziram o sal\u00e1rio do prefeito, dos vereadores, dos secret\u00e1rios e dos apadrinhados pol\u00edticos?\u201d, questiona o deputado.<\/p>\n\n\n\n

C\u00e2mara finge que o assunto n\u00e3o existe<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Apesar de serem a\u00e7\u00f5es legais juridicamente, a imoralidade soa mais alto em todo o contexto da situa\u00e7\u00e3o. Surgem ainda ind\u00edcios de manipula\u00e7\u00e3o para o esquecimento e a n\u00e3o dissemina\u00e7\u00e3o do problema em grande escala.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta relev\u00e2ncia do tema, a reportagem teve dificuldades para encontrar publicidade sobre o assunto na web. No site da C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo, por exemplo, nenhuma not\u00edcia sobre o assunto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, not\u00edcias sobre regimes pr\u00f3prios de novos cargos e sal\u00e1rios considerados positivos ganharam exposi\u00e7\u00e3o em v\u00e1rios sites, como os da Funasg, Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade e Guarda Municipal.<\/p>\n\n\n\n

Questionada, por meio de nota, a c\u00e2mara afirmou que \u201ca aprova\u00e7\u00e3o do novo Estatuto dos Servidores P\u00fablicos, que alterou o regime jur\u00eddico dos servidores p\u00fablicos da administra\u00e7\u00e3o direta e das autarquias e funda\u00e7\u00f5es foi divulgado no nosso site e nas nossas redes sociais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, nenhuma publicidade sobre o assunto foi veiculada, nem pela prefeitura e nem pela c\u00e2mara ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o. Informa\u00e7\u00f5es e not\u00edcias sobre o processo n\u00ba 4368\/2022 (arquivado), aberto na c\u00e2mara para tramitar a mensagem n\u00ba 14\/2022 do prefeito Capit\u00e3o Nelson, n\u00e3o s\u00e3o encontradas em nenhum ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o. A lista com os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Somente o documento original da mensagem enviada pelo prefeito \u00e0 c\u00e2mara \u00e9 encontrado em um link (Pautas e Atas) no site do legislativo gon\u00e7alense. Mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de encontrar.<\/p>\n\n\n\n

O documento completo pode ser conferido em https:\/\/sg.processolegislativo.com.br\/areapublica\/documento\/?Processo\/4368_2022<\/a><\/p>\n\n\n\n

No v\u00eddeo da sess\u00e3o plen\u00e1ria do dia 13\/12\/22, aos 22 minutos e 6 segundos, o presidente da casa, vereador Lecinho (MDB), faz a chamada para a vota\u00e7\u00e3o, em car\u00e1ter de urg\u00eancia, das mensagens do governo, entre elas a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

Na primeira quinzena de dezembro de 2022, a C\u00e2mara de Vereadores de S\u00e3o Gon\u00e7alo confirmou a um jornal da regi\u00e3o ter recebido duas mensagens do prefeito Capit\u00e3o Nelson sobre a redu\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rios dos servidores. Era a 14\/2022.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, o legislativo gon\u00e7alense afirmou que as novas medidas iriam impactar somente o servidor que \u201cestiver em licen\u00e7a-pr\u00eamio ou em caso de doen\u00e7a\u201d.  Uma resposta vaga, aparentemente com o intuito de tranquilizar os servidores, mas sobretudo mentirosa.<\/p>\n\n\n\n

Na sess\u00e3o do dia 13 de dezembro, votaram contra, os vereadores Romario R\u00e9gis (PDT), Prof. Josemar (PSOL) e Priscilla Canedo (PT). Glauber Poubel (PROS) e Jalmir Junior (PRTB) abstiveram seus votos.<\/p>\n\n\n\n

A reportagem do jornal O Contexto perguntou se o presidente da C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Gon\u00e7alo, o vereador Lecinho (MDB), est\u00e1 acompanhando os reflexos da nova lei na vida dos servidores atingidos pelo corte em seus sal\u00e1rios, quais s\u00e3o os pontos positivos e os negativos da nova lei. Por\u00e9m, o presidente do Poder Legislativo gon\u00e7alense n\u00e3o quis se pronunciar at\u00e9 o fechamento desta edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Presidente da C\u00e2mara, vereador Lecinho preferiu n\u00e3o se pronunciar Reprodu\u00e7\u00e3o: Youtube <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Pelo simples fato de n\u00e3o ter havido discuss\u00f5es com as classes trabalhistas e o prefeito Capit\u00e3o Nelson ter enviado o texto \u00e0 C\u00e2mara sem se importar com poss\u00edveis injusti\u00e7as nos vencimentos, somando isso \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de 22 dos 27 vereadores, o governo reafirmou sua hegemonia entre os vereadores da cidade, indicando parcialidade nos votos e descaso com os servidores municipais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a maioria dos parlamentares comp\u00f5em a base governista e se limitam a acompanhar obras e a\u00e7\u00f5es de manuten\u00e7\u00e3o em seus redutos eleitorais nos bairros da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Servidores da Educa\u00e7\u00e3o, Sa\u00fade, Guarda Municipal e Funasg n\u00e3o sofreram impacto com o texto n\u00ba 14\/2022 do Executivo, devido a terem sido contemplados com planos espec\u00edficos de cargos e sal\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Trecho da mensagem 14\/2022 \u2013<\/strong> No T\u00edtulo IX, Cap\u00edtulo \u00danico - Das Disposi\u00e7\u00f5es Transit\u00f3rias e Finais, o Art. 306 afirma que \u201cficam submetidos ao regime jur\u00eddico institu\u00eddo por esta Lei os servidores do Poder Executivo Municipal, incluindo as autarquias e funda\u00e7\u00f5es, incluindo o Poder Legislativo.<\/p>\n\n\n\n

O texto aprovado e sancionado pelo prefeito Capit\u00e3o Nelson revogou as leis n\u00ba 050, de 2 de dezembro de 1991; n\u00ba 327, de 14 de janeiro de 2011; n\u00ba 1.220, de 19 de fevereiro de 2021; e a de n\u00ba 1.226, de 8 de abril de 2021, assim como bem como todas as disposi\u00e7\u00f5es em contr\u00e1rio constantes nas legisla\u00e7\u00f5es municipais. (Art. 308 \u2013 Cap\u00edtulo Final).<\/p>\n\n\n\n

O espa\u00e7o est\u00e1 aberto para a prefeitura e C\u00e2mara de Vereadores. Caso haja repostas, o texto ser\u00e1 atualizado.<\/p>\n","post_title":"Corte nos sal\u00e1rios de servidores: quando a imoralidade supera a legalidade","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"corte-nos-salarios-de-servidores-quando-a-imoralidade-supera-a-legalidade","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-02-10 19:05:25","post_modified_gmt":"2023-02-10 22:05:25","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=32667","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":378},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 378 of 757 1 377 378 379 757