Avião brasileiro da FAB chega ao Egito para repatriar conterrâneos de Gaza

Avião brasileiro da FAB chega ao Egito para repatriar conterrâneos de Gaza
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta quarta-feira (18), o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) VC-2 (Embraer 190), destinado à repatriação de aproximadamente 30 brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, aterrissou no Egito. Isso aconteceu após a obtenção de autorização para partir de Roma, embora a retirada dos brasileiros da região ainda dependa da abertura da fronteira de Rafah.

O que ocorreu?
O VC-2 da FAB, de acordo com informações do governo brasileiro, pousou no Aeroporto Internacional de El-Arish, que está localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, separando Gaza do Egito. O avião trouxe consigo 40 purificadores de água portáteis, bem como dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, destinados a atender às necessidades de emergência na Faixa de Gaza.

Conforme a FAB, cada kit é composto por 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras e outros recursos médicos essenciais. Os purificadores têm a capacidade de produzir água pura, atendendo a até 13,5 mil pessoas por dia.

Após a descarga do material, a aeronave da FAB será transferida para o Cairo, a capital do Egito, onde aguardará orientações sobre a retirada dos brasileiros presentes em Gaza.

Aproximadamente 30 brasileiros, juntamente com seus familiares diretos, atualmente encontram-se abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah. O Ministério de Relações Exteriores enfatizou que “o governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém contato contínuo com os nacionais, e veículos contratados pelo Itamaraty estão prontos para auxiliar.”

Leia Mais