Baixa cobertura vacinal preocupa especialistas

Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

No Brasil, a vacinação é considerada uma das maiores conquistas da saúde pública. Desde os anos 70, o país vem investindo em programas de imunização para prevenir doenças e garantir a saúde infantil. No entanto, mesmo diante de tantos avanços, ainda há um longo caminho a ser percorrido. É por isso que, no Dia Nacional da Imunização, é fundamental reforçar a importância da vacinação para a saúde das crianças.

Segundo a pediatra Natália Bastos, a imunização é uma das principais ferramentas para prevenir doenças como a meningite e o HPV. Ela destaca que a vacinação mudou o atendimento pediátrico no Brasil, garantindo a redução de casos de doenças graves que antes eram frequentes. No entanto, a lida com os pais, sobretudo em relação à imunização contra a gripe, ainda é um desafio para os médicos.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, alerta para a queda nas coberturas vacinais no país e a preocupação com o retorno de doenças já erradicadas, como a poliomielite, a rubéola e o sarampo. Ele destaca a importância de investimentos na produção de vacinas, treinamento e capacitação dos profissionais de saúde, além de um grande pacto entre sociedade civil, ministério, estados e municípios para recuperar a cobertura vacinal no país.

No Dia Nacional da Imunização, é fundamental lembrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações e reforçar a importância da vacinação para a saúde infantil. A vacina é segura e protege as nossas crianças, além de ser essencial para prevenir doenças graves e erradicá-las. A retomada das altas coberturas vacinais é urgente para garantir a saúde e o bem-estar das crianças brasileiras.

Leia Mais