Após receber críticas da imprensa sobre o calendário de vacinação da cidade, que ainda não contava com a imunização contra a covid-19 de pessoas com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo (SEMSA) iniciou, nesta quarta-feira (21/04), a aplicação das primeiras doses nesse grupo. A equipe da pasta municipal e o Gabinete de Crise da prefeitura parecem estar buscando compreender as críticas e utilizá-las como base para a construção de acertos sobre o combate à pandemia na cidade.
Com um calendário até mais adiantado que em algumas cidades vizinhas, em relação à faixa etária, São Gonçalo começou a vacinar, hoje (21), pessoas a partir de 59 anos com comorbidades. Entretanto, continua aplicando a primeira dose em todos os idosos com mais de 60 anos, além dos profissionais de saúde que trabalham ou moram na cidade, com idade a partir de 45 anos.
Quais são as comorbidades: diabetes, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade mórbida.
É necessário levar as duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a comorbidade, além de identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.
Confira o calendário de primeira dose:
Quarta (21) e quinta-feira (22): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 59 anos, profissionais de saúde a partir de 45 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente.
Sexta-feira (23) e sábado (24): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 58 anos, profissionais de saúde a partir de 45 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente.
Locais de vacinação:
Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado, das 8h às 12h.
– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Salão do Clube Mauá, Centro
– Umpa Nova Cidade
– Clínica Gonçalense do Mutondo
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
– Polo Sanitário Rio do Ouro
– PAM Coelho
– Cras Vista Alegre
– Centro de Tradições Nordestinas, Neves
– Umpa Pacheco
– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara
Pontos com drive thru
– Campo do Clube Mauá, Centro
– Centro de Tradições Nordestinas, Neves
– Umpa Nova Cidade
– Cras Vista Alegre
Outro acerto da SEMSA após matérias jornalísticas sobre cobranças da população se refere ao número de pontos de vacinação na cidade. Após receber questionamentos de veículos de imprensa, a secretaria ampliou em 30% a quantidade de locais, passando de oito para os atuais 12.