Cyva, uma voz do Quarteto em Cy, parte aos 85 anos no Rio

Cyva, uma Voz do Quarteto em Cy, Parte aos 85 Anos no Rio
Facebook
Twitter
WhatsApp

Neste domingo, o cenário musical brasileiro perdeu uma de suas vozes mais icônicas. Cyva Ribeiro de Sá Leite, uma das brilhantes integrantes do lendário Quarteto em Cy, faleceu aos 85 anos no Rio de Janeiro. A veterana cantora estava internada no Hospital Rio Casa Botafogo, na Zona Sul da cidade, enfrentando uma batalha contra a septicemia. A notícia do seu falecimento foi compartilhada no perfil do quarteto no Instagram, deixando seus fãs e amantes da música brasileira de luto.

A mensagem no Instagram diz: “É com imensa tristeza que anunciamos a passagem de Cyva, membro fundadora do Quarteto em Cy. Cyva fez parte de toda a trajetória do grupo, desde 1964, em todas as suas formações. Uma grande líder, uma irmã generosa e uma amiga sensível para todos. Sua ausência será profundamente sentida. Que Deus e os anjos a recebam com muita luz.”

João Faria, sobrinho de Cyva e filho de Cynara, também prestou sua homenagem compartilhando uma foto ao lado de sua tia, numa emocionante despedida. Ele escreveu: “Registro da minha última visita. A melhor pessoa com quem já convivi, sem sombra de dúvidas. Vá em paz, tia. Nós a amamos profundamente. Mande um beijo para minha mãe?”

O Quarteto em Cy, composto por Cyva, Cynara, Cybele e Cylene, já havia sofrido a perda de outra integrante em maio deste ano, quando Cynara faleceu aos 78 anos. Cynara estava internada no Prontocor, na Tijuca, devido a complicações após uma cirurgia para tratar uma fratura do fêmur e acabou falecendo devido a insuficiência respiratória. Em 2014, Cybele também nos deixou, vítima de isquemia pulmonar.

As quatro irmãs baianas formaram o Quarteto em Cy em 1964, conquistando o coração do público e se tornando uma referência na música brasileira. Mais tarde, se mudaram para o Rio de Janeiro e contaram com o apoio do lendário Vinicius de Moraes, que as chamava carinhosamente de “baianinhas”. O quarteto fez sua estreia em 30 de junho de 1964, no Bottles Bar, no Beco das Garrafas, e lançou seu primeiro LP no mesmo ano. Eles também participaram do famoso álbum “Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell” em 1965. Em 1966, Regina Werneck substituiu Cybele, e o grupo viajou para os Estados Unidos, onde ganhou o nome “Girls From Bahia” e se apresentou em programas de televisão e shows.

Após um período de interrupção, Cyva retomou as atividades do grupo em 1972 ao lado de Cynara, Sônia e Dorinha Tapajós. Com essa formação, gravaram álbuns notáveis, incluindo “Antologia do samba-canção” (1975), “Resistindo” (1977), “Querelas do Brasil” (1978), “Cobra de vidro” (em colaboração com o MPB-4, em 1979) e “Em 1000 kilohertz” (1980). Em 1980, Cybele retornou ao grupo, substituindo Dorinha. Em 2013, ela deixou novamente o quarteto, sendo sucedida por Keyla Fogaça. A última formação do grupo incluía Cyva, Cynara e Corina, que continuaram a encantar o público com sua música contagiante. Cyva e suas companheiras deixaram um legado musical inestimável que continuará a emocionar e inspirar gerações vindouras.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais