Defesa Civil de Maricá: alcançou bons resultados na prevenção a afogamentos em 2023

Defesa Civil de Maricá destaca resultados expressivos em Prevenção a Afogamentos
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Defesa Civil de Maricá, sob a gestão da Prefeitura e da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, alcançou resultados expressivos na prevenção a afogamentos ao longo de 2023. Foram mais de 153 mil ações preventivas e 712 resgates realizados em toda a orla, de Itaipuaçu a Jaconé. Destacaram-se as praias de Itaipuaçu, Barra de Maricá e Ponta Negra como áreas com maior incidência de casos.

As equipes atuaram de forma incansável nas praias de Jaconé, Cordeirinho, Guaratiba e em postos fixos, utilizando quadriciclos e o Grupamento de Suporte Avançado de Prevenção e Resgate. A instalação de tendas operacionais na Praia do Recanto (Itaipuaçu) e na Praia de Ponta Negra contribuiu para o sucesso das ações preventivas. A parceria com a Secretaria de Assistência Social resultou na identificação de 8.972 crianças com pulseirinhas nas praias do município, prevenindo possíveis perdas.

Vistorias e Serviços de Meteorologia:

Os profissionais da Defesa Civil realizaram 2.227 vistorias, abrangendo riscos estruturais, geológicos e hidrológicos, além de 921 vistorias prévias em caráter emergencial. O serviço de meteorologia elaborou 38.050 boletins e monitoramentos meteorológicos. O Grupamento de Combate a Incêndio em Vegetação Rasteira realizou 1.770 rondas e 428 ocorrências nos quatro distritos.

O Secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt, destacou o resultado do trabalho realizado ao longo do ano, ressaltando a ampliação dos postos de salvamento, o reforço no efetivo com a chegada de 40 novos guarda-vidas, e a atenção contínua na prevenção e salvamento em toda a orla de Maricá, assegurando a segurança dos 46 km de orla do município.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais