Detran utiliza drones contra ‘pegas’ entre motoristas

Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, foi o local escolhido para uma operação com drones, que teve o objetivo de coibir a prática de “pegas” nas ruas, motivos constantes de acidentes, inclusive resultando em vítimas fatais.

“Nossa Coordenadoria de Fiscalização está intensificando blitzes contra corridas ilegais. Recebemos inúmeras denúncias de moradores dessa região sobre a prática criminosa, e contamos com a ajuda dos drones para detectar a infração com mais clareza”, explicou o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

A prática é classificada como crime de trânsito. Segundo o Detran, caso os agentes identifiquem veículos participando de corridas em vias públicas, os motoristas flagrados serão conduzidos à delegacia para autuação.

As imagens gravadas pelos drones, nessas ações pontuais, serão usadas também para comprovar a prática criminosa. Os drones são disponibilizados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), do governo estadual.

Desde maio, o Detran intensificou as fiscalizações a corridas ilegais e também a motos que circulam com o sistema de escapamento adulterado, causando barulho excessivo.

Para isso, o departamento está atento à modificação irregular de característica dos veículos, como rebaixamento de suspensão, abertura de escapamentos e “envenenamento” de motores.

Todos os motoristas flagrados com veículos nessas condições serão autuados, e os veículos serão retirados de circulação. O Detran garante que outras operações serão realizadas em todo o Estado do Rio. 

Leia Mais