São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá, junto com outros 13 municípios, vão formar o 1º Mapa de Negócios Sustentáveis na Baía de Guanabara. Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, as inscrições são gratuitas e estarão abertas até a próxima sexta-feira (16/04).
A iniciativa abrange setores como agricultura, pecuária, manejo florestal, aquicultura, pesca, maricultura, turismo, saneamento e produtos e serviços sustentáveis.
O foco está nos projetos que apresentem impacto positivo na conservação do meio ambiente e no desenvolvimento socioeconômico dos municípios integrantes da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara.
“Esse edital foi lançado com a expectativa de que instituições do terceiro setor, organizações não governamentais [ONGs] e associações comunitárias também participem e apresentem projetos. É um momento de captação de ideias e propostas”, explica o gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron.
Após as inscrições, haverá uma etapa de avaliação das propostas para ver seu alinhamento e saber se os negócios, ideias e projetos apresentados têm sinergia com a demanda central do ecossistema da Baía de Guanabara. Os resultados serão divulgados em maio.
Projetos que já apresentam resultados serão priorizados no lançamento da iniciativa. Contudo, os organizadores garantem haver espaço para propostas e ideias novas.
Segundo Peron, o edital vai “conversar” com o ambiente de inovação Oásis Lab Baía de Guanabara, criado pela entidade em conjunto com a Fundação Grupo Boticário em 2019, que definiu alguns eixos para desenvolvimento de projetos. “Ideias novas e oportunidades de negócios também são bem-vindas”, garante.
Além de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá, também integram a bacia hidrográfica da Baía de Guanabara os municípios de Tanguá, Rio Bonito, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, parte de Cachoeiras de Macacu, Nova Iguaçu, Petrópolis, e Rio de Janeiro.
Também são parceiros da iniciativa o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Humanize e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ).