Equipes de saúde da Família do Rio de Janeiro com Sobrecarga de Atendimentos

Levantamento mostra que 30% das equipes de Saúde da Família
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, atendendo a solicitação do vereador Paulo Messina, realizou um levantamento que revelou que 30% das equipes de Saúde da Família na capital fluminense estão atendendo a um número de pacientes superior ao máximo recomendado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com uma portaria publicada em 2024, cada equipe de Saúde da Família em cidades com mais de 100 mil habitantes pode ter vinculadas 3.000 pessoas. No entanto, 89% das equipes do Rio de Janeiro possuem mais de 3.000 pessoas cadastradas, sendo que algumas ultrapassam até 10 mil pacientes.

Para lidar com essa sobrecarga, o Rio de Janeiro está investindo na ampliação das equipes de Saúde da Família e das Clínicas de Família, com mais de 130 inaugurações já realizadas. Apesar de algumas unidades estarem sobrecarregadas, há equipes com baixo número de pacientes, como a do Maracanãzinho, na Zona Norte, que conta com apenas 46 inscritos.

As equipes de Saúde da Família desempenham um papel fundamental na saúde da população, oferecendo atendimentos individuais, familiares e coletivos em territórios específicos. O investimento na expansão dessas equipes e Clínicas de Família é essencial para garantir o acesso da população a serviços de saúde adequados e de qualidade.

Foto: Divulgação / Internet

Leia Mais