A estudante A. R. C. S, de 12 anos, que estava desaparecida há oito dias, foi encontrada em São Luís, capital do Maranhão. Ela foi mantida em cárcere privado em uma quitinete no bairro Vila Luizão. O açougueiro Eduardo da Silva, de 25 anos, foi preso por cárcere privado, estupro e sequestro, por ter marcado um encontro com a menina via internet. A família arrecada dinheiro para comprar passagens para buscar criança.
Segundo os investigadores da Delegacia de Descoberta de Paradeiros, Alessandra teria conhecido o agressor por meio de um aplicativo de compartilhamento de vídeos e viajado para o Maranhão com ele.
Após a família notificar o desaparecimento, a Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde a menina mora com os pais, iniciou uma investigação e contatou os policiais maranhenses para ajudar nas buscas.
Com a descoberta da localização da jovem, a corporação informou que os crimes cometidos pelo homem estão sendo apurados pelas polícias dos dois estados. O pai da estudante se disse aliviado por encontrar a filha após oito dias sem notícias.
Segundo a polícia, Eduardo contratou corrida de carro de aplicativo por R$ 4 mil para levar a menina do rio ao Maranhão, numa viagem de 3,1 mil km.
As investigações também mostram que Eduardo teria confessado ter beijado que a garota. Devido à estudante ter menos de 14 anos de idade, também foi imputado o crime de estupro de vulnerável. A vítima será submetida a exame de corpo de delito para determinar se houve ou não relação sexual.
Alerta para pais e mães
Este caso serve como um alerta para a importância de monitorar a presença de crianças e adolescentes na internet. Os pais devem estar atentos aos aplicativos e sites que seus filhos utilizam, bem como às pessoas com quem eles interagem. A segurança online é uma responsabilidade de todos e a conscientização é a melhor forma de prevenir situações como essa.
No Google e em plataformas como o Youtube, é possível definir senhas de acesso e controlar downloads. Outra dica para os pais é sempre conferir o histórico de navegação dos jovens e os aplicativos baixados.