No dia 6 de julho (domingo), o São Gonçalo Hip Hop Fest vai reunir grandes atrações do cenário carioca em um festival com seis horas de duração, com música sem parar. A programação bombástica vai reunir dois DJs, nove rappers com trabalhos autorais e participações em produções de peso no mercado sonoro, além de graffiti ao vivo e apresentações de B.Boys (breaking dance). O evento será realizado no Centro de Tradições (Feira Nordestina), localizado na Rua José Augusto Pereira dos Santos, 80, em Neves (quase em frente ao Detran), das 16h às 23h, e terá entrada gratuita.
Quem vai se apresentar
Dom Negrone é MC e rapper renomado e começou sua carreira em São Gonçalo, em 1999. Atuou em projetos como Afro-Rio e colaborou com nomes como Gil (ex-Banda Beijo), Tatiane Medeiros e o grupo Vincent Van Go Go. Com passagens por eventos como Batalha do Real e Festival Oi de Inverno, já dividiu palco com Marcelo D2, MV Bill, Pitty, Black Eyed Peas e outros. É reconhecido pela versatilidade, força vocal e autenticidade no rap nacional.
Daniel Shadow é MC e produtor carioca. Fundou o grupo Cartel MCs, o selo TUDUBOM RECORDS e foi um dos criadores das primeiras rodas de rima do RJ. Produziu os álbuns do Cartel e co-produziu Vivaz e Revel, de Filipe Ret. Lançou os discos solo Tudo ou Nada (2014) e Cores e Cinzas (2024). A série TUDUBOM SESSIONS soma mais de 30 milhões de views no YouTube.
Neo BXD é rapper freestyle da Zona Norte do RJ e ficou conhecido por rimar nos trens e metrôs. Bicampeão estadual (RJ) e semifinalista nacional, o artista soma mais de 100 vitórias em batalhas de rima. Na Batalha do Coliseu (RJ), é chamado de “monstro da Baixada”. Hits como “Não força”, “Influencer”, entre outros, são sucessos nas redes sociais, onde possui centenas de milhares de seguidores.
Old Dirty Bacon é rapper carioca desde 1999, quando começou nas rodas de freestyle da Lapa. Fundou o grupo Tiro Verbal e integrou o Brutal Crew. Em carreira solo, lançou clássicos como Paz, Justiça e Liberdade e colaborou com nomes como Sant, SD9 e Papatinho. Em 2024, lançou o álbum A Origem.
Mr Break é rapper, beatmaker, produtor e diretor musical carioca, atuante desde 2001. Iniciou sua carreira na cena de Madureira e Lapa, marcando presença no Baile do Viaduto e na Batalha do Real com beats autorais. Fundador da Loja de Beats, o primeiro site de venda de instrumentais do Brasil, é referência na produção musical independente e no movimento hip hop da Zona Norte do Rio.
Es7ima é um rapper carioca que vem ganhando destaque no cenário com suas letras fluídas e envolventes, retratando de forma contundente a realidade social. Sua autenticidade e habilidade lírica têm conquistado espaço entre os entusiastas do hip hop.
William Ducontra é compositor e rapper de São Gonçalo, com trajetória iniciada nos anos 1990. Suas letras afiadas e diretas carregam muita crítica social, muitas vezes apresentadas também no formato de poesia. É uma voz potente da cena gonçalense, unindo rap e literatura urbana.
DJ Machintal é DJ e produtor musical reconhecido por sets imersivos e uma pesquisa sonora que transita entre Rap, Soul, Funk, Jazz e Reggae. Usando os toca-discos como instrumento narrativo, conecta passado e presente em apresentações marcantes. Criador das Trip Sessions, lives musicais que viraram eventos presenciais na Lapa (RJ), Machintal também se destaca por remixes e mashups de artistas como Tulipa Ruiz, Aloe Blacc, Hamilton de Holanda e Sandra Sá.
DJ Scooby é referência no hip hop nacional, com uma trajetória sólida nos palcos e nos bastidores. Militante da cultura de rua, atua como produtor e educador, levando sua vivência e conhecimento a eventos e workshops por todo o Brasil.
Arantes e Rael MDS são rappers crias de São Gonçalo, com letras que refletem a vivência e o cotidiano da cidade. Em constante evolução, suas músicas e clipes vêm chamando atenção da galera ligada nas plataformas digitais. No palco do São Gonçalo Hip Hop Fest, apresentarão seus trabalhos solo e colaborações em conjunto, mostrando a força da cena local.
Siri do Muro (Vinícius Medeiros) é grafiteiro gonçalense desde os anos de 1990. Com mais de 20 anos de carreira, tornou-se referência na área por seus murais realistas. Ele atua em projetos institucionais, culturais e educacionais, espalhando arte e engajamento.
Pluto é referência na cultura Hip Hop. Iniciou sua trajetória pelo graffiti, se destacou no breaking e se tornou multiplicador cultural em oficinas, palcos e projetos sociais. Atua como B.Boy, coreógrafo e curador de projetos relevantes. Já se apresentou em eventos como Rock in Rio, Fórum Social Mundial, Disney Performing Arts e o Festival de Joinville.
Athon é um jovem rapper promissor, cria do Gradim, em São Gonçalo, que vem conquistando atenção através de suas letras e construindo uma história de superação através da cultura hip hop. No palco, ele vai explicar melhor como a música está transformando a sua vida.
O projeto
“O Hip Hop é uma ferramenta de transformação social, um fio condutor para a liberdade de expressão nua e crua das ruas. O São Gonçalo Hip Hop Fest tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento deste movimento cultural, sobretudo em São Gonçalo, um dos berços do movimento no estado do Rio, com artistas de grande representatividade”, explica um dos produtores do evento, o jornalista Patrick Guimarães, também produziu o primeiro festival de hip hop da cidade, em 2005: São Gonçalo in Rap.
Ao longo das últimas décadas, a cidade de São Gonçalo criou fortes vínculos com o movimento hip hop, através de diversos personagens se destacando no cenário nacional, sejam como rappers, grafiteiros, b.boys ou DJs.
“Nossa ideia é oferecer eventos de qualidade. Público a gente sabe que tem, precisamos é criar novas opções de qualidade e facilitar o acesso à população”, diz o publicitário Danilo Pires, outro braço na produção do projeto.
O projeto é uma realidade devido à Politica Nacional Aldir Blanc, Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo e ao Ministério da Cultura. A realização é da Agência Padan Eventos.
Apoio cultural: Instituto Hip Hop Hub / Jornal O CONTEXTO / Jornal RIO PRESS / Podcast Alvinegro / Podcast Café com Fofoca
Serviço:
SÃO GONÇALO HIP HOP FEST
Endereço: Rua José Augusto Pereira dos Santos, 80, Neves, São Gonçalo (Centro de Tradições, na rua do Detran). Acessos fáceis pela BR-101 (início do trecho Niterói-Manilha, entrada após o Mc Donald’s do antigo Carrefour, atual Atacadão), e pela Rua Oliveira Botelho. Também há linhas de ônibus vindos de diferentes bairros de São Gonçalo, de Niterói e do Rio.
Acessibilidade: O espaço tem estacionamento gratuito e acessibilidade para PCDs.
Data: 6 de julho de 2025.
Horário: 16h às 22h.
Ingresso: o ingresso é gratuito. Censura: 14 anos.
Menores somente acompanhados dos responsáveis legais.
ARTISTAS
DJ Machintal
DJ Scooby
MC Dom Negrone
MC Arantes
Rael MDS
William Ducontra
Es7ima
Old Dirty Bacon
Mr. break
Daniel Shadow
Neo BXD
Graffiti em tempo real, com Siri do Muro e convidados.
Apresentação de B. Boys (breaking dance), com Pluto e convidados.