Na segunda-feira (8), a Academia Brasileira de Cinema escolherá os seis filmes pré-selecionados para disputar a candidatura de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. “Kasa Branca” e “Malu” estão entre os 16 concorrentes, que foram contemplados no Edital de Apoio à Distribuição da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ), através da Lei Paulo Gustavo.
As produções brasileiras buscam manter a estatueta no país, após a vitória de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, no ano anterior.
Barbara Defanti, da Sobretudo Produção Audiovisual e Artística, produtora de “Kasa Branca”, destacou a importância do apoio recebido para a divulgação do filme.
O Edital de Apoio à Distribuição beneficiou 26 projetos cinematográficos, com aporte total de R$ 7,8 milhões. Para Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, investir no setor cultural é fundamental para valorizar a identidade local e promover o estado internacionalmente.
Desde 2023, a SececRJ realizou 18 chamadas públicas via Lei Paulo Gustavo, totalizando R$ 139 milhões em projetos culturais diversos.
Na pré-seleção, 16 filmes concorrem, com destaque para “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro, e “O Agente Secreto”, com Wagner Moura. A seleção dos seis filmes que avançarão à próxima fase será feita remotamente pela Academia em 8 de setembro.
Foto: Divulgação / Internet