Governo planeja importar arroz após chuvas no RS, revela ministro

Governo planeja importar arroz após chuvas no RS, revela ministro
Facebook
Twitter
WhatsApp

O governo federal está se preparando para lançar uma medida provisória (MP) visando à importação de arroz devido à situação no Rio Grande do Sul, anunciou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta terça-feira (7).

A medida provisória poderá entrar em vigor após a aprovação do estado de calamidade no Rio Grande do Sul pelo Congresso Nacional. O texto está em análise no Senado após ter passado pela Câmara dos Deputados.

“Já está sendo preparada uma medida provisória autorizando a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] a fazer compras na ordem de 1 milhão de toneladas”, explicou o ministro, ressaltando que a intenção inicial é começar com a importação de 200 mil toneladas.

O assunto foi abordado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista a rádios nesta terça-feira (7). “Se necessário, para equilibrar a produção, teremos que importar arroz”, afirmou no programa “Bom dia, presidente”.

De acordo com Fávaro, o Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção de arroz do país.

Devido às intensas chuvas, houve perdas tanto dos grãos ainda nas lavouras quanto dos já colhidos e armazenados. Além disso, a situação das estradas no estado dificulta a logística.

No entanto, o ministro enfatizou que a ação de importação não tem o intuito de competir com os produtores locais. “Deixei isso muito claro com os produtores hoje, com os sindicatos, com a Federação de Agricultura. Não se trata de competição; a Conab não irá importar arroz para revender aos atacadistas que são os compradores dos produtos agrícolas. Inicialmente, o objetivo é evitar a escassez e a especulação devido à falta de infraestrutura logística.”

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais