Com 112 anos, João Marinho Neto tem dezenas de herdeiros_ Foto: Reprodução/LongeviQuest
João Marinho Neto, um brasileiro de 112 anos, acaba de ser reconhecido como o homem mais velho do mundo. Este título foi conferido a ele após o falecimento do inglês John Tinniswood, que ocorreu nesta segunda-feira (25). Nascido em 5 de outubro de 1912 em Maranguape, Ceará, Marinho atualmente reside em Apuiarés, no mesmo estado.
Antes de alcançar este marco global, Marinho já era conhecido como o homem mais velho vivo do Brasil e da América Latina. Ele vem de uma família de fazendeiros e passou a maior parte de sua vida no campo, dedicando-se à pecuária, agricultura e colheita de frutas dos Juazeiros.
Marinho casou-se inicialmente com Josefa Albano dos Santos, com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda. Após a morte de Josefa em 1994, aos 74 anos, ele se casou novamente com Antonia Rodrigues Moura, com quem teve mais três filhos: Vinícius, Jarbas e Conceição. Hoje, João Marinho é pai de seis filhos vivos, avô de 22 netos, bisavô de 15 bisnetos e trisavô de três tataranetos.