Nesta quarta-feira (22), quatro dias após a ventania que assolou a cidade, aproximadamente 2 mil domicílios em Niterói ainda enfrentam a falta de energia elétrica. A Justiça, devido à demora na restauração da rede de energia, decidiu dobrar o valor da multa aplicada à Enel, que agora totaliza R$ 200 mil por dia. A Segunda Vara Cível de Niterói tomou essa decisão após o encerramento do prazo concedido à concessionária para resolver os problemas no fornecimento de energia, ocasionando prejuízos consideráveis a moradores e comerciantes.
A Procuradoria Geral do Município (PGM) solicitou essa intervenção judicial, informando à Segunda Vara Cível o descumprimento por parte da empresa e pedindo o aumento no valor da multa diária, originalmente estabelecida em R$ 100 mil, além da aplicação de outras sanções.
Pela manhã, a Enel reconheceu a demora nos reparos e a existência de endereços ainda sem luz. A empresa expressou solidariedade aos moradores pelos transtornos causados pela interrupção dos serviços, destacando que mais de 99% do fornecimento já estava normalizado. A Enel emitiu uma nota, que diz:
“A Enel Rio se solidariza com cada um de seus clientes que ficaram sem energia nos últimos dias e pede desculpas pelos transtornos causados após as fortes chuvas e ventos registrados na noite de sábado (18/11).
A empresa informa que mais de 99% de todos os clientes afetados pela tempestade na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. A empresa segue atuando nos atendimentos finais de sábado (18) e em ocorrências originadas nos dias seguintes à chuva.
O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.
Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando na área de concessão da distribuidora para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.
Como as emergências foram espalhadas em diferentes pontos específicos e a destruição da rede afetou diversos pontos ao mesmo tempo, o restabelecimento do serviço ocorreu de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas.”