Ashleigh Barty chocou o mundo do tênis nesta quarta-feira (23/03) quando anunciou abruptamente sua aposentadoria no auge da carreira e apenas dois meses depois de conquistar o terceiro título de Grand Slam no Aberto da Austrália.
Citando o cumprimento de seus objetivos no tênis e fadiga com a vida no circuito, a número 1 do mundo, de 25 anos de idade, sai de cena com 15 títulos, o último em Melbourne Park, onde encerrou a espera de 44 anos da Austrália por um tenista da casa campeão.
“Eu sei quanto trabalho é preciso para tirar o melhor de si mesmo… Eu não tenho mais isso em mim”, disse ela em vídeo postado em sua conta no Instagram nesta quarta-feira (23/03). “Não tenho mais o impulso físico, o desejo emocional e tudo o que é preciso para se desafiar no nível mais alto. Estou exausta.”
Barty subiu ao topo do ranking mundial logo depois de conquistar título no Aberto da França em 2019. No ano passado, ela triunfou em Wimbledon e parecia bem preparada para mais sucessos no Grand Slam para ocupar seu lugar entre as grandes do tênis.