Oportunidade para o empreendedorismo feminino

Projeto Lidera Mulher
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Para fortalecer a autonomia econômica e o empreendedorismo entre as mulheres, o projeto Lidera Mulher, em São Gonçalo, busca consolidar formalmente os negócios oferecendo espaço, palestras e visibilidade aos trabalhos.

Os produtos são expostos no Espaço Lidera Mulher, no 3º piso do Partage Shopping, no centro da cidade. No local também são realizadas rodas de conversas com temáticas que fazem parte do cotidiano das mulheres que procuram o projeto em busca de sua autonomia financeira.

O espaço de convivência atualmente conta com 29 mulheres empreendedoras divulgando seus trabalhos.

O projeto oferece qualificação e fomenta a criação de negócios próprios comandados exclusivamente por mulheres, com oficinas sobre empreendedorismo, formalização de negócios e gestão financeira realizados pelo Sebrae.

Durante as aulas realizadas no local são abordados temas como formalização, administração, planejamento de negócios, técnicas de vendas e uso das mídias sociais. 

A técnica em crochê Aline Almeida, conseguiu enxergar através das capacitações do projeto uma nova oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho, dessa vez fazendo o que realmente gosta.

“O Lidera veio justamente para me ajudar a evoluir como pessoa e com organização do meu tempo e espaço, pois tenho um filho autista e precisei abrir mão de muitas coisas e me adaptar a uma nova função. Ter um local para expor minha arte fez com que meu trabalho fosse mais valorizado, além de um melhor desenvolvimento profissional. Tenho que agradecer muito pela exposição que tem me dado o Projeto Lidera Mulher”, comemora Aline.

A artesã Erika Gislayne também destaca a importância do projeto. “Tanto na fase de capacitação quanto expondo os produtos no espaço, a iniciativa traz muitos benefícios para todas as empreendedoras que compõem o projeto. Durante a qualificação temos a oportunidade de aprender a precificar o produto, encontrar os melhores pontos de venda e nosso público ideal. É muito importante para nossa independência financeira”, declara Erika.

Atualmente, 25 mulheres empreendedoras estão recebendo o curso de capacitação no espaço

.Após a finalização das aulas, as mulheres vão permanecer inseridas no projeto e poderão expor seus produtos no Espaço Lidera Mulher. Informações sobre novas turmas no projeto serão divulgadas no site e nas redes sociais da prefeitura.

“Mulheres independentes são mais fortes, empoderadas, que conseguem se defender de qualquer tipo de violação de direito”, avalia a subsecretária de Assistência Social, Ana Cristina da Silva.

Fotos: Divulgação Secom PMSG

Leia Mais