A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maricá realizou uma atividade para marcar o início do projeto ‘Nós na Rede’ na cidade, direcionado aos profissionais dos serviços de Atenção Psicossocial do município.
A ação formativa, idealizada pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), busca aprimorar as práticas diárias no cuidado aos usuários com demandas de saúde mental. O projeto inclui dinâmicas presenciais e à distância divididas em quatro temáticas de ensino ligadas ao cotidiano dos trabalhadores dessa área.
Durante o ciclo de qualificação, serão abordadas temáticas como Atenção Psicossocial e cuidado em liberdade, articulação de estratégias de cuidado, cooperação no território e fortalecimento da Raps, acolhimento e cuidado a pessoas com problemas de saúde mental em conflito com a lei e atenção a pessoas usuárias de álcool e outras drogas.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou a importância da iniciativa para aprimorar o cuidado psicossocial na cidade, afirmando que o projeto é estratégico para fortalecer a assistência em saúde mental.
A educadora do projeto ‘Nós na Rede’, Aparecida Lobosco, destacou o impacto da iniciativa na formação contínua dos profissionais de saúde mental, celebrando a chegada do projeto em Maricá.
Para Daiana Albino, superintendente de Atenção Psicossocial do município, a formação ajuda a integrar cada ponto do cuidado em saúde mental na rede municipal, promovendo um cuidado humanizado e qualificado.
Danielly Tomé, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da secretaria, salientou o trabalho coletivo para qualificar os profissionais da Atenção Psicossocial, acreditando que trará benefícios significativos.
Foto: Divulgação Internet