Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC), está iniciando as visitas domiciliares para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias unipessoais, ou seja, onde há apenas uma pessoa, a partir desta segunda-feira (25).
Os inscritos que compareceram recentemente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e forneceram seus dados devem aguardar a visita da equipe em suas residências. Serão visitadas 1.336 pessoas, distribuídas nos seis Cras: Centro (354), Inoã (104), CEU (233), Santa Paula (79), São José (104) e Bosque Fundo (165).
As pessoas que serão visitadas devem ficar atentas à identificação da equipe, que estará devidamente identificada com crachás e coletes. Essa ação é essencial para garantir que as pessoas mais necessitadas tenham acesso aos benefícios sociais do governo.
O cadastro atualizado nos últimos dois anos não precisa ser renovado, a menos que haja alguma alteração nas informações. Mariana Barbosa, coordenadora do CadÚnico na cidade, explica que a renovação é necessária apenas em casos de mudanças relevantes na família, como alteração de endereço, aumento de renda ou escolaridade.
Os inscritos devem manter seus documentos organizados e de fácil acesso enquanto aguardam a equipe. As visitas domiciliares para atualização do cadastro são uma exigência do Governo Federal, conforme a Lei 15.077/24 e a IN n° 1 da SAGICAD/SENARC/MDS.
Foto: Divulgação / Internet