Prefeitura de Niterói promove aulas de educação ambiental para crianças

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Com o horizonte do mar como cenário, acompanhados por biólogos, professores e fotografias de animais marinhos, 40 alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói tiveram a oportunidade de participar da primeira expedição a bordo na enseada de Jurujuba.

Essas aulas são parte integrante do projeto de Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte da Enseada de Jurujuba, uma iniciativa da Prefeitura de Niterói coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

O objetivo é fomentar o conhecimento e a integração entre a população local e a biodiversidade do seu entorno. Esta etapa do projeto, que envolve a interação das crianças com o meio ambiente, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a expedição, os alunos desfrutaram de atividades lúdicas com os biólogos da equipe, explorando a diversidade de vida marinha na enseada e compreendendo suas características e interações com o ambiente.

Houve discussões interativas sobre a importância da preservação das espécies por meio de atitudes sustentáveis, como evitar o descarte de resíduos no mar. Além disso, os estudantes participaram de lições práticas, manuseando instrumentos de medição da velocidade do vento, qualidade da transparência e temperatura das águas, bem como observando a vida marinha com o auxílio de monóculos. Em conjunto com os monitores, os “pequenos cientistas” elaboraram um relatório com as análises dos dados coletados durante o passeio.

Este projeto recebe um investimento de R$ 1,8 milhão do governo federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de produzir um catálogo das espécies animais presentes em seis bairros que compõem a Enseada de Jurujuba. Além disso, visa promover a educação ambiental e o conhecimento da biodiversidade local. Conta com a parceria do Instituto Moleque Mateiro e da Piper 3D para o desenvolvimento do projeto.

Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente de Niterói, destaca que além do conhecimento adquirido nas atividades a bordo, os alunos terão a oportunidade de compartilhar o resultado de seus aprendizados em uma exposição aberta ao público e às famílias. Nesta exposição, serão exibidos os trabalhos de foto, vídeo e pintura produzidos durante as expedições, após a conclusão das etapas de aulas embarcadas. Ele ressalta que esta é uma forma lúdica de conscientizar as famílias sobre a importância da preservação ambiental.

Bira Marques, Secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, enfatiza a importância de desenvolver a consciência e o cuidado com a Baía de Guanabara desde a infância. Destaca ainda que Niterói tem sido pioneira em políticas públicas de preservação ambiental e que é crucial envolver as próximas gerações nesse processo.

As atividades de pesquisa para o inventário tiveram início em janeiro, com equipes de biólogos da empresa de consultoria ambiental Piper3D realizando visitas a campo em pontos estratégicos da região. O objetivo é identificar espécies e coletar dados sobre os animais encontrados na área, ao longo de 15 meses de estudos.

Guilherme Raeder, gerente executivo do projeto, destaca o sucesso das primeiras atividades de educação ambiental a bordo. Ele ressalta que o objetivo é desmistificar a imagem habitual sobre a Baía de Guanabara e encantar as crianças com esta área vital de Niterói.

O projeto de educação ambiental a bordo é inclusivo e contempla alunos com necessidades especiais. Na primeira aula a bordo, seis crianças com deficiência, acompanhadas por seus responsáveis, participaram ativamente das atividades. Professores e alunos destacam a importância dessa experiência para ampliar o horizonte e o olhar das crianças sobre o mundo, além de promover uma maior conscientização sobre a preservação ambiental.

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