O comércio varejista do Rio de Janeiro encara um cenário desafiador em 2024, com a possibilidade de perder mais de R$ 7 bilhões em vendas devido aos feriados. A análise, realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), destaca a significativa quantidade de feriados, sendo dez nacionais, dois estaduais e dois municipais.
Com nove desses feriados ocorrendo em dias úteis e três destinados ao carnaval, além dos dias com possibilidade de prolongamento, o setor enfrenta a perspectiva de mais de 15 dias de prejuízo devido ao fechamento das lojas.
O comércio estima um prejuízo médio de cerca de R$ 510 milhões a cada dia parado. Aldo Gonçalves, presidente das entidades envolvidas, ressalta que, mesmo com acordos permitindo a abertura em alguns feriados, a soma dos dias de folga e seus possíveis prolongamentos pode resultar em uma perda praticamente equivalente a um salário anual para os trabalhadores do comércio.