Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) encontraram uma fêmea jovem de serpente caninana (Spilotes pullatus) em uma área movimentada do Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste carioca. O resgate ocorreu na última semana no Núcleo Piraquara, na Taquara. De acordo com a equipe do Inea, o animal exibia comportamento agitado, característico do período de postura de ovos.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância do trabalho do instituto para a preservação da fauna fluminense, citando que casos como esse evidenciam a importância fundamental do trabalho do Inea além da conservação, atuando diretamente para assegurar o futuro da biodiversidade.
Após o resgate, a serpente caninana foi levada para exames médicos veterinários no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá (CRAS/UNESA), onde foi diagnosticada com problemas de saúde, especificamente complicações no canal do oviduto.
Sob cuidados médicos, a serpente conseguiu completar a postura dos 10 ovos viáveis. Os filhotes serão soltos na unidade de conservação após o nascimento. A cobra caninana, não peçonhenta e com papel importante no controle populacional de roedores, é conhecida por seu comportamento diurno e arborícola, atuando para manter a saúde da floresta e não representando perigo para humanos ou animais domésticos.
O Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na Zona Oeste, ocupa 12.491 hectares e abrange partes de 17 bairros, com 479 espécies de animais. O posto avançado Quilombola homenageia a comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda.
Foto: Divulgação / Internet