A recente revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) José Avelino, em Tribobó, resultou em um aumento significativo nos atendimentos médicos. Sob a gestão do prefeito Capitão Nelson, a USF passou por obras que dobraram sua capacidade de atendimento, proporcionando uma melhor estrutura para profissionais e pacientes.
Antes da revitalização, a USF contava apenas com dois consultórios, o que limitava a quantidade de atendimentos diários. Com a ampliação, agora são cinco consultórios disponíveis, permitindo que médicos e profissionais técnicos atuem simultaneamente, agilizando os serviços oferecidos.
Os números falam por si só: durante a revitalização, a unidade realizava cerca de 800 atendimentos mensais, além dos procedimentos odontológicos. Hoje, menos de dois anos depois, esse número dobrou, atingindo uma média de 1.600 atendimentos médicos e 350 odontológicos por mês.
Cristiane Maria de Oliveira Nunes, paciente da USF há seis anos, elogiou as mudanças: “Melhorou muito tudo no geral: o atendimento está perfeito. Os profissionais são maravilhosos. O ambiente também melhorou muita coisa em comparação com o posto anterior. O outro era assustador, muito sucateado. Hoje, temos atendimento de qualidade”.
Além da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a USF conta com profissionais do e-Multi, oferecendo serviços como psicologia, fisioterapia, assistência social, nutrição, fonoaudiologia e educação física. Diversos serviços são disponibilizados, incluindo aferição de pressão e glicose, atualização do Bolsa Família, exames e programas de saúde básica.
A padronização das unidades de saúde é uma preocupação do prefeito Capitão Nelson, que busca garantir ambientes adequados e acessíveis. A USF José Avelino segue as normas da Anvisa, proporcionando ambientes climatizados, acessibilidade e infraestrutura modernizada.
“Já entregamos 38 USFs revitalizadas, além de três equipamentos de urgência e emergência e especializada: Ciesg, PAM Neves e HCCOR. Ainda temos 11 em obras, seis delas grandes construções: Bandeirantes, Água Mineral, Itaúna, Vista Alegre e as clínicas de Neves e Lagoinha. Queremos continuar com esse avanço e precisamos da colaboração da população com a manutenção das unidades já feitas para que outras sejam realizadas”, afirmou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.