São Gonçalo Presente reduz sensação de insegurança

Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

A atuação do programa São Gonçalo Presente, realizado em parceria entre a prefeitura da cidade e o governo estadual, tem gerado bons números. Desejo antigo dos gonçalenses, demorou para o Estado investir na cidade, mas pelo menos chegou e reduziu um pouco a sensação de insegurança em alguns lugares.

Segundo dados da coordenação do projeto, em pouco menos de três meses, os agentes cumpriram 80 mandados de prisão, entre capturas de foragidos, busca e apreensão de menores, e 55 por prisões e apreensões em flagrante, totalizando 135 ocorrências.

Entre os registros estão dano ao patrimônio, ameaças, pichação e edificação de monumento urbano, porte de arma, furto, roubos, tráfico de drogas, crimes ambientais, crimes de trânsito, peculato, tentativas de homicídio, estelionato, usurpação de função pública, uso de documentação falsa, lesão corporal e sanções penais e administrativas por dano ao meio ambiente.

O patrulhamento é feito nos pontos de atuação do programa, com uso de motos e viaturas, exclusivamente em áreas urbanas com grande movimentação. O patrulhamento também é realizado através de visitas diárias aos estabelecimentos comerciais, entre 5h e 23h.

Política pública deve ser pensada para toda região

A violência é endêmica, se espalha e invade a vida de todos sem escolher “cara e nem coração”. Há muito se questiona o crescimento desordenado e desenfreado da cidade. Sem planejamento para o futuro, apesar de ser um dos 15 maiores municípios do país, São Gonçalo ainda amarga os piores índices socioeconômicos e de desenvolvimento humano, por exemplo.

Quando um projeto como o Segurança Presente produz bons resultados, por que não o levar para outras cidades? Em municípios como Niterói, Maricá e Rio de Janeiro, entre as poucas a contar com o programa já há algum tempo em seus territórios, o programa vem dando certo. Contudo, a criminalidade se espalha em volta. São Gonçalo é peça-chave nesse processo e deve ser incluído em todos os programas de desenvolvimento e gestão possíveis, pois seus problemas refletem, e muito, nas cidades vizinhas e até nas mais distantes.

É importante também o cidadão se informar sobre a atuação dos políticos da sua região. Saber quais foram as emendas parlamentares de cada um, e para onde foram, por exemplo, é um bom caminho para acompanhar o que o agente público tem feito pela sua cidade ou região.

Leia Mais