Semana de reflexão e combate ao abuso e o tráfico ilícito de drogas

Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Por Karoline Martins

Um dos crimes mais devastadores do mundo é tema para a reflexão da semana. No último domingo (26/06) ocorreu a data escolhida pelas Nações Unidas (ONU) contra o abuso e o tráfico ilícito de drogas. O objetivo é a conscientização sobre os prejuízos sociais causados pelas drogas ilícitas e também articular ações contra à dependência química e o tráfico de drogas. Outra preocupação das autoridades é o alto consumo de álcool e outras drogas. Atualmente, esse tem sido  um dos mais preocupantes problemas de saúde pública mundiais.

“O combate ao tráfico e o abuso de substâncias químicas é um investimento social imensurável porque é evitada uma série de outros males como a violência doméstica, homicídios, perda de capital intelectual e gastos públicos evitáveis na área da saúde”, ponderou o médico sanitarista e especialista em gestão pública Dimas Gadelha.

Mais de 20 pessoas morreram durante um confronto entre suspeitos de tráfico de drogas e a Polícia Militar no mês passado na Vila Cruzeiro, comunidade na Zona Norte do Rio, e em áreas próximas. Há um ano na cidade de Caratinga, na Bahia, um menino de seis anos morreu após ter sido espancado pelo pai por não saber resolver tarefas escolares. O agressor afirmou estar bêbado na ocasião. Um garoto da mesma idade por pouco não teve o mesmo fim em Niterói em julho de 2020. Sob a guarda de um casal usuário de drogas, ele foi severamente agredido pelo padastro no Complexo do Caramujo. A criança foi internada sob os cuidados da equipe neurocirúrgica do Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, devido a um trauma cranioencefálico. O menino teve paralisia lado direito do corpo e possuia diversos hematomas, indícios dos maus tratos. A mãe da criança perdeu a guarda do menino, de acordo com o conselho tutelar, e chegou a ser presa pela polícia civil. Já o padastro teve a prisão solicitada pelo delegado responsável pelas investigações, segundo informações da delegacia da área.

Leia Mais