Semana recheada com datas marcantes no Brasil

Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Por Redação

Este domingo (30/05) dá início a uma semana que reúne lembranças marcantes na história brasileira. Relembra desde as emoções do automobilismo, até o nascimento do escritor José Lins do Rego e o aniversário de 90 anos do cronista e jornalista Zuenir Ventura, entre outras memórias de pessoas e símbolos.

Um artista das palavras

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Zuenir Ventura chega aos 90 anos entre os ícones jornalistas do país (para muitos do mundo), com textos esclarecedores e reflexivos sobre diversos trechos da história do Brasil.

Zuenir Ventura: 90 anos

Escritor cronista e jornalista, Zuenir Ventura vai completar 90 anos na próxima terça-feira – dia 1º de junho. É bacharel e licenciado em letras neolatinas, jornalista, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também é autor dos livros 1968: O Ano que não Terminou, Cidade Partida e Sagrada Família, entre outros.

Nasceu em Além Paraíba (MG) e radicou-se no Rio de Janeiro no começo dos anos 1950, quando chegou à capital para fazer faculdade. Ao longo das décadas, ele testemunhou e relatou episódios da história do Rio, além de ter escolhido a cidade como cenário para várias de suas obras.

José Lins do Rego: marco literário

José Lins do Rego faria 120 anos se estivesse vivo, no próximo dia 3. Responsável por inventar o romance regionalista brasileiro, nasceu na Paraíba e deixou uma obra que retrata a vida rural do país. Rego pertenceu a um grupo de romancistas denominado Geração de 30, que deu origem à segunda fase do movimento modernista, iniciado em 1922.

O grupo tinha outros escritores famosos, como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e Jorge Amado. A temática principal de suas obras eram as mazelas sociais brasileiras. A geração tinha engajamento e pregava ideais de mudanças pelas quais o Brasil precisava passar.

Essas informações estão no episódio do programa De Lá pra Cá, da TV Brasil, exibido em 21 de agosto de 2011, que trazia curiosidades sobre a vida e obra de José Lins do Rego. Reveja:

Luta de milhões de pessoas

Nesta segunda-feira (31/05) é o Dia Mundial Sem Tabaco. Em meio à pandemia do novo coronavírus, especialistas ouvidos pela Rádio Nacional recordaram que fumar tornou-se ainda mais perigoso, uma vez que doenças relacionadas ao tabagismo (câncer, hipertensão, infarto, AVC e bronquite, entre outras) foram identificadas como fator de risco para as complicações da covid-19. Psiquiatras e outros especialistas ressaltam que, apesar dos males, o tabagista ainda enfrenta um grande conflito para deixar o fumo.

Quem gosta de velocidade vai querer saber ou deve se lembrar…

No dia 30 de maio, há 110 anos, ocorria a primeira prova de 500 Milhas de Indianápolis. No dia 2 de junho, completam-se 25 anos desde a primeira vitória de Michael Schumacher pela Ferrari e a 20ª vitória dele na categoria. A corrida foi no GP da Espanha de 1996. No mesmo dia, completam-se 30 anos da última vitória do brasileiro tricampeão Nelson Piquet na Fórmula 1. O feito ocorreu em 1991, no GP do Canadá.

No dia 4 de junho, e bem antes do início dessas competições famosas, Henry Ford concluía o Quadriciclo de Ford, seu primeiro automóvel movido a gasolina. Ford era apaixonado por mecânica e, aos 12 anos, montou sua primeira oficina, onde construiu brinquedos com motores a vapor. Filho de imigrantes irlandeses, aos 16 anos deixou a cidade rural para trabalhar na emergente Detroit como aprendiz de mecânico.

Combate à violência na infância

O próximo dia 4 é marcado pelo Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão. Um balanço do serviço Disque 100 mostrou que, em 2019, a central atendeu 2,7 milhões de ligações e, destas, mais de 159 mil foram registros de denúncias. O grupo mais atingido é o das crianças e adolescentes com 86.837 denúncias, o que representa 55% do total.

Preservação do meio ambiente

O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Em 2013, a reportagem da Empresa Brasil de Comunicação buscou explicar a data para o público infantil. A matéria 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente explica que a data marca a abertura da Conferência de Estocolmo, primeira reunião com representantes do mundo inteiro para discutir a relação entre o homem e a natureza.

Também no dia 5, é lembrada a data de aniversário da estilista Zuzu Angel, que completaria 100 anos.

Texto adaptado com informações da Agência Brasil

Leia Mais