O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), recebeu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Santos Filho, na visita às obras de execução na BR 493/RJ, no segmento do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, em trecho compreendido entre Manilha e Itambi, ambos bairros de Itaboraí.
“A retomada das obras e a futura concessão da BR-493 irão melhorar a fluidez do trânsito, trazer nova iluminação e segurança para população de Itaboraí. Muito nos incomodava a quantidade de assaltos e com essa retomada estamos virando uma página de um passado de insegurança nessa rodovia”, avaliou o prefeito Marcelo Delaroli.
Nessa primeira etapa serão sete quilômetros de obras para a conclusão de três passagens inferiores (viadutos), obras de intervenção no pavimento e recapeamento de vias laterais e trechos duplicados inacabados. O prazo para execução das obras é de 270 dias.
Infraestrutura: problema antigo
Entre as maiores demandas dos bairros da cidade, há muito tempo a falta de infraestrutura impede o crescimento do município e promove má qualidade de vida para a população.
A atual gestão vem buscando apoios e recursos para mudar essa realidade e tornar Itaboraí competitiva no cenário econômico, assim como melhorar a qualidade de vida dos moradores.
A reformulação do viaduto de Manilha, por exemplo, é uma necessidade antiga, mas não somente da população da cidade, pois a péssima fluidez do trânsito naquela região atrapalha, e muito, a logística de transportes de cargas e toda a cadeia produtiva como de modo geral.
Cabe lembrar que em Manilha se cruzam uma rodovia estadual (RJ-104) e duas federais (BR’s 101 e 493). Em janeiro desse ano, o prefeito Marcelo Delaroli solicitou formalmente obras no trevo à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e à Secretaria de Estado de Transportes.