Mutirão de Cirurgias e Procedimentos Ortobiológicos no INTO

INTO promove 2ª de mutirão de cirurgias eletivas para reduzir
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

No bairro do Caju, Zona Portuária carioca, o INTO, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, está realizando um mutirão de cirurgias e procedimentos ortobiológicos até o dia 4 deste mês. O objetivo é ampliar o acesso de pacientes do SUS a tratamentos cirúrgicos de alta complexidade e reduzir o tempo de espera. Segundo o diretor da unidade, José Paulo Gabbi, a iniciativa visa oferecer um cuidado mais humanizado e devolver qualidade de vida aos pacientes.

Até o momento, mais de 45 cirurgias e 100 procedimentos ortobiológicos foram realizados, beneficiando cerca de 140 pacientes. As intervenções incluem artroplastias de joelho e cirurgias de medicina esportiva, proporcionando recuperação da mobilidade em pacientes com lesões crônicas. Os procedimentos ortobiológicos são alternativas menos invasivas para tratar doenças articulares, como a artrose, reduzindo a dor e melhorando a mobilidade.

Os pacientes operados recebem alta no mesmo dia, exceto os submetidos à artroplastia, com acompanhamento pós-operatório de fisioterapeutas especializados. O INTO destaca a importância desses tratamentos inovadores que proporcionam resultados clínicos significativos e evitam cirurgias mais complexas.

Na última edição do mutirão, Verônica Maria Campos, uma aposentada de 68 anos, comemorou a melhora em sua qualidade de vida após a cirurgia. O INTO também realizou um mutirão anterior em 2025, com mais de 300 atendimentos relacionados ao tratamento de quadril.

 

Foto: Divulgação / Internet

Leia Mais