Evento Eco-Social encanta São Gonçalo e destaca compromisso ambiental

Evento no Ecoponto de Santa Luzia contagia gonçalenses
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

A atmosfera vibrante do ‘Movimento Recicla São Gonçalo’ tomou conta do Ecoponto de Santa Luzia, na Rua Visconde Seabra, nesta quarta-feira (28), marcando a estreia deste evento voltado para a conscientização ambiental. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Eccos Sustentável, atraiu crianças, adolescentes e adultos.

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância dos Ecopontos na gestão de resíduos, não apenas na preservação ambiental, mas também na valorização dos catadores locais. Ele ressaltou que o evento visa não só entreter, mas principalmente conscientizar a população sobre a relevância da preservação do meio ambiente e do hábito da reciclagem.

Além das atividades padrão, como palestras, sorteios e distribuição de mudas, o evento foi palco do lançamento de um triciclo elétrico movido a energia solar para coleta seletiva no bairro. A presença de super-heróis, que animaram especialmente as crianças, trouxe uma atmosfera lúdica e educativa ao evento.

Edson Leal, secretário de Conservação, anunciou planos para a construção de mais três Ecopontos nos bairros de Pacheco, Boaçu e Trindade. Ele expressou sua satisfação com o envolvimento da população e ressaltou o compromisso em expandir o projeto, promovendo a conscientização ambiental.

O consultor ambiental Edson Freitas, responsável pela organização do evento, expressou sua alegria ao ver a adesão positiva dos gonçalenses ao ‘Movimento Recicla São Gonçalo’. Ele enfatizou o impacto positivo que a reciclagem nos Ecopontos já teve, reciclando mais de 120 toneladas de resíduos.

A presença do Sebrae, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Conservação no Ecoponto do Barro Vermelho demonstra o interesse em replicar o modelo de Ecoponto em nível nacional. O prefeito Capitão Nelson incentivou a replicação do projeto, destacando sua contribuição para a preservação ambiental e para a geração de renda para catadores.

O evento não só conquistou jovens, como Thierry da Silva Oliveira, estudante de 15 anos, mas também cativou a aposentada Maria Pedra, de 75 anos, que descobriu o evento enquanto ia ao mercado. Ambos destacaram a animação proporcionada pelos super-heróis e a música.

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo esteve presente nos Ecopontos para fornecer a documentação necessária aos participantes. Com o objetivo de ampliar a cobertura, novos Ecopontos serão construídos, buscando envolver cada vez mais a comunidade gonçalense no compromisso com o meio ambiente.

#São Gonçalo #ConscientizaçãoAmbiental #Ecoponto #Reciclagem #MeioAmbiente #Sustentabilidade.

Leia Mais